O processo de desenvolvimento de jogos é uma
Abstract: O processo de desenvolvimento de jogos é uma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: msxande • 1/5/2013 • Abstract • 3.089 Palavras (13 Páginas) • 632 Visualizações
Abstract
This paper describes the utilization of prototypes in
games, more specifically in its initial phase, the
conception phase, and how the use of prototypes can
contribute to a better evaluation on project decisions to
be taken by the game designer.
Keywords: game, design, prototyping, conception
Contact:
felipe.breyer@gmail.com
diego.credidio}@gmail.com
andremneves@gmail.com
Resumo
O presente artigo descreve a utilização da prototipagem
em jogos digitais, mais especificamente na fase inicial
do projeto, a fase de concepção, e como a essa
utilização pode contribuir para uma melhor avaliação
das decisões projetuais a serem tomadas pelo game
designer.
Palavras-chave: game, design, prototipagem,
concepção
1. Introdução
O processo de desenvolvimento de jogos é uma
atividade multidisciplinar, pertencendo a este grupo
observamos os engenheiros de software, por exemplo,
que atualmente já possuem metodologias de testes bem
definidas. Porém, os game designers ainda carecem de
ferramentas para avaliar suas criações. É baseado neste
contexto que esta pesquisa tenta contribuir tanto para o
âmbito acadêmico quanto para as aplicações práticas.
A busca pelo aprimoramento dos processos de
qualidades em todos os segmentos da industria também
está sendo perseguido pelos desenvolvedores de jogos.
Além dos benefícios que a estruturação dos processos
institucionais possuem em relação à satisfação do
usuário final, estas também almejam a redução do
tempo de produção, com a diminuição da reimplementação
de características que não tem uma
resposta favorável do seu público alvo,
conseqüentemente a redução dos seus custos.
Inicialmente, foi realizada uma análise do processo de
desenvolvimento de jogos com a função de avaliar em
qual das etapas deste possibilitaria um resultado
favorável na antecipação dos erros. Seguido do
levantamento dos tipos e escopo de aplicação do
método de prototipagem para verificar a
compatibilidade entre os artefatos disponíveis e a
abordagem de cada método, por exemplo, foi visto que
a aplicação da prototipagem vertical de alta fidelidade
poderia ser eficiente para avaliar a jogabilidade
principal de cada jogo enquanto a prototipagem
horizontal de baixa fidelidade deveria ser utilizada para
testar os menus dos jogos.
2. Processo de desenvolvimento de
jogos
O processo de desenvolvimento de um jogo envolve
essencialmente três áreas: o game design, a
programação e a arte. A equipe de game design é
responsável pela concepção do jogo em todos os seus
aspectos projetuais, passando por fases de análise,
avaliação, síntese e refinamento do documento de
game design. A equipe de programação é responsável
pela implementação funcional e a de arte pela
elaboração dos elementos visuais do jogo.
Normalmente, esta equipe multidisciplinar trabalha em
paralelo, uma interagindo com a outra, passando por
diversas fases até alcançar a versão final (ou também
chamada versão gold), que chegará ao consumidor.
Dentre essas fases, podemos considerar quatro como as
mais importantes para o projeto do jogo, onde a há a
atuação, mesmo que pequena, do game-designer:
Conceituação e Projeto, Primeira Versão Funcional,
versão Alpha e versão Beta.
2.1 Conceituação e projeto do jogo
Para Benthke [2003] todos os jogos começam com
uma idéia. Nesta fase preliminar, elas são geradas e
organizadas para dar forma ao jogo e a liberdade
“moderada” de criação é um fator importante para que
seu desenvolvimento ocorra de forma satisfatória e
direcionada. É quando as idéias abstratas ganham
forma concreta, indo do levantamento inicial de
requisitos, através de um checklist preenchido com
informações fornecidas pelo cliente do projeto, até a
documentação final do game design, a idéia lapidada,
que estará pronta para entrar em produção.
O
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