Organelas Citoplasmáticas
Pesquisas Acadêmicas: Organelas Citoplasmáticas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: thamarsou52 • 12/5/2014 • 619 Palavras (3 Páginas) • 1.095 Visualizações
CIENCIAS MOLECULARES E CELULARES
ORGANELAS CELULARES
(LISOSSOMOS E RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO)
TUTOR: TATIANE ARAÚJO
ALUNO: THAIS MARCIANA DE SOUZA
LISOSSOMOS
São corpúsculos geralmente esféricos de estrutura e dimensão muito variável, são ricos em enzimas digestivas para quase todas as macromoléculas biológicas. Hidrolisam substâncias que penetram por fagocitose ou pinocitose, assim como, componentes desgastados pelo uso.
FUNÇÕES
Heterofágica: Digestão de substâncias que penetram a célula por pinocitose ou fagocitose
Autofágica: Digestão de materiais e organelas da própria célula.
Essas enzimas, cerca de 40 tipos, incluindo proteases, lípases, fosfatases, são todas ácidas, precisando de um ambiente com pH de valor próximo a 5 no seu interior.
Pode permanecer nos lisossomos, material que resistiu ao processo digestivo, formando-se corpos residuais.
Lisossomos e Doenças Humanas
Sob condições anômalas ou patológicas, a membrana do lisossomo pode perder sua estabilidade, romper-se e liberar as enzimas para o restante da célula, com conseqüências catastróficas.
SILICOSE
Acúmulo de sílica nos lisossomos das células pulmonares promove o rompimento das organelas e a digestão das organelas citoplasmáticas provocando a morte celular.
A silicose é uma forma de pneumoconiose causada pela inalação de finas partículas de sílica cristalina e caracterizada por inflamação e cicatrização em forma de lesões nodulares nos lóbulos superiores do pulmão.
Provocam, na sua forma aguda, dificuldades respiratórias, febre e cianose. Pode ser confundida como edema pulmonar, pneumonia ou tuberculose.
Foi identificada pela primeira vez por Bernardino Ramazzini, em 1705.
A silicose comumente afeta os mineiros, após anos de inalação da sílica presente no ar dos túneis e galerias. A sílica se deposita nos alvéolos pulmonares furando células e rompendo os lisossomos que derramam suas enzimas que destroem as células, ação conhecida como apoptose e como consequência os alvéolos, ela causa dificuldade respiratória e baixa oxigenação do sangue, provocando tontura, fraqueza e náuseas.
RETÍCULO ENDOPLASMÁTICO
O (RE) é um complexo sistema de canais delimitados por membranas e tem como uma de suas funções o transporte de substâncias na célula. Pode ser de dois tipos:
• Liso ou agranular- composto de túbulos cilíndricos, sem ribossomos.
• Rugoso ou granuloso- composto de túbulos achatados, com aspecto granuloso devido aos ribossomos que ai são aderidos.
RE granuloso
A principal função é realizar síntese de proteínas e alguns
...