Os Átomos, moléculas e organelas
Por: Lucas Fidelis • 2/4/2018 • Resenha • 823 Palavras (4 Páginas) • 334 Visualizações
Resumo :Cap 1- Ciências
Átomos, moléculas e organelas:
A vida inicia sua organização com o átomo, a menor partícula que compõe a matéria, sendo responsável pela manutenção das suas propriedades.
Ex- Átomos: carbono, hidrogênio, oxigênio e o nitrogênio.
Um grupo de átomos iguais ou diferentes podem se unir e formar as moléculas, estas diferenciam-se em moléculas inorgânicas (agua e sais minerais) e moléculas orgânicas (carboidratos, proteínas, lipídios, vitaminas e ácidos nucleicos)
A organização das moléculas poderá resultar na formação de organelas, estruturas especializadas em desempenhar funções celulares que garantem a sobrevivência dos seres vivos.
Ex- Organelas: mitocôndrias, que produzem energia utilizando glicose.
Célula- Unidades básica da vida:
As células são compartimentos delimitados por membranas, onde ocorrem inúmeras atividades biológicas que garantem a sobrevivência do ser. A célula é a unidade básica da vida, todos seres vivos são formados por células, com exceção dos vírus.
Cerca de 90% das células constituem micro-organismos que vivem em simbiose com partes do organismo. Alguns desses microrganismos são bactérias que compõe a microbiota intestinal e se nutrem de resíduos da alimentação. Essas bactérias são benéficas e colaboram com a dinâmica de sobrevivência do corpo.
“Pai da microbiologia”: Antonie van Leeuwenhoek -Criou o microscópio.
Organização Celular:
O corpo dos seres humanos é constituído por células eucarióticas. As células eucarióticas são organizadas em três partes básicas: membrana celular ou plasmática, citoplasma e núcleo.
A membrana plasmática ,presente em todas as células, corresponde à estrutura de delimitação, por onde ocorre a entrada e a saída de substâncias na célula .Esse processo acontece de forma regulada ,denominado permeabilidade seletiva.
Entre o núcleo e a membrana plasmática, há um material de consistência gelatinosa, chamado de citoplasma. Neste encontram-se as organelas responsáveis organelas responsáveis pelas transformações químicas necessárias ao bom funcionamento da célula.
Ribossomos- pequenos grãos que podem estar livres no citoplasma ou aderidos a outra organela celular, responsáveis pela síntese de proteínas.
Complexo golgiense- Formado por um conjunto de vesículas(pequena bolsas) que armazenam substancias produzidas nas células(proteínas, lipídios etc.) e as transporta para o meio extracelular. Atua na secreção ou exportação de substâncias.
Retículo endoplasmático- Rede de canais que transporta substâncias dentro do citoplasma celular. Apresenta duas formas: o retículo endoplasmático granuloso(ou liso), possui ribossomos aderidos à sua membrana, realizando a síntese proteica; e o reticulo endoplasmático não granuloso(ou não liso), que não apresenta ribossomos e possui propriedades de desintoxicação celular.
Mitocôndrias- Responsáveis por produzir a energia necessária a todas as atividades metabólicas do corpo humano por meio da respiração celular.
Lisossomos- Pequenas bolsas repletas de enzimas que promovem a digestão celular. Essas enzimas podem digerir tanto as substâncias consumidas pela célula quanto os componentes desgastados desta, como ribossomos e mitocôndrias.
Centríolo- Organização tubular que participa do processo de divisão celular. Geralmente, uma célula possui um par de centríolos, que também estão envolvidos na formação de cílios e flagelos, estruturas relacionadas à movimentação celular.
O núcleo é um compartimento essencial em células eucarióticas, ele armazena o material genético(DNA) e comanda a realização do metabolismo celular. Essa estrutura é delimitada pelo envoltório nuclear (ou carioteca), o qual apresenta poros que realizam a comunicação entre o interior do núcleo e o citoplasma. No núcleo há também o nucléolo, região geralmente esférica onde o material responsável por formar os ribossomos fica armazenado antes de migrar para o citoplasma.[pic 1]
...