Osteopatia
Tese: Osteopatia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: POPOVICZ • 6/11/2014 • Tese • 420 Palavras (2 Páginas) • 414 Visualizações
OSTEOPATIA O QUE É?
Osteopatia é uma medicina não convencional, que usa técnicas manuais para diagnosticar e tratar uma grande variedade de problemas de saúde, principalmente na coluna vertebral.
Baseia-se na filosofia de que o corpo funciona como uma unidade composta de diferentes partes móveis, como sejam os músculos e as articulações, os órgãos e as vísceras, a circulação sanguínea ou as interacções microscópicas entre as células.
Considera-se que quando o corpo não apresenta restrições de movimento é capaz de lidar melhor com a dor, o stress e as doenças, tendo então um poder de auto-cura superior.
Todas as partes do corpo funcionam juntas de uma forma integrada. Se uma das partes está limitada, as restantes deverão sofrer adaptações e compensações, eventualmente levando à inflamação, à dor, à rigidez e a outros problemas de saúde.
Os maiores problemas incidem normalmente na coluna vertebral, onde o osteopata tem um papel muito importante, uma vez que é o único especialista que consegue, através das mãos e sem cirurgia, recolocar as vértebras na sua posição anatômica.
Os problemas articulares (de coluna) acontecem quando os músculos ficam tensos e forçam os ossos a saírem do lugar, o que vai criar uma situação de mal-estar e muitas vezes dores intensas, o mesmo acontece através de traumatismos e posteriormente degenerações ósseas.
Enquanto o problema não é tratado, o corpo contrai os músculos, para evitar o movimento, e para tentar eliminar a dor do sítio afetado. Com cada movimento que faça, as dores começam a ser cada vez mais insuportáveis e a acumulação de líquidos começa a ser cada vez mais uma realidade.
A coluna vertebral tem como função principal a sustentação do esqueleto humano. Ela deve ser flexível, mas também deve ser forte e rígida, especialmente quando sob carga, para manter as relações anatômicas e proteger os elementos neurais. A capacidade de desenvolver essa função sem comprometimento é a essência da estabilidade. Para tanto, a estabilidade da coluna vertebral é iniciada a partir de vários fatores como sistemas osteoligamentar e neuromuscular, por exemplo, que produzem reações equilibradas para permitir à coluna vertebral cumprir o seu papel de sustentação satisfatoriamente sem quaisquer prejuízos.
As patologias da coluna vertebral geram alterações em sua estrutura e função, e estão comumente associadas à presença da dor. Geralmente, existe a predominância de dor na coluna lombar. Mesmo sem a existência de doenças ortopédicas ou reumáticas associadas, as dores lombares tem sido um achado cada vez mais comum. A condição biomecânica do indivíduo acometido pela dor lombar crônica piora regularmente influenciada por fatores físicos e psicológicos.
...