OSTEOPATIA
Dissertações: OSTEOPATIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: IngridBrancam • 14/10/2013 • 4.536 Palavras (19 Páginas) • 535 Visualizações
A formação científica do pensamento
social da modernidade1
Por: Evandro Prestes Guerreiro2
RESUMO
Pensar a questão social é muito mais que refletir sobre a causa ou o problema social. Antes de
tudo implica a busca de argumentos filosóficos e fatos sociais da realidade que não apenas
represente aspectos específicos de um contexto que se possa entender como sociológico, como
também, dimensões de uma observação científica capturada a partir do olhar crítico e
criterioso da pesquisa social. Obviamente que abordar um assunto como este na atualidade é
tão importante como instigante: se a questão social é base do desenvolvimento de qualquer
sociedade, considerando que os avanços da modernidade se voltam para a qualidade de vida
do ser humano, então, qual o motivo da exclusão social ser um assunto tão presente na
atualidade? Perceber como a questão social se transforma em tema principal de uma teoria
científica e embasa o pensamento sociológico sobre as contradições histórico-sociais da
civilização humana é o foco deste trabalho.
Palavras-Chaves: Sociologia 1. Social 2. Ciência 3. Conhecimento 4. Sociedade 5.
1. A Origem do Homem e o Darwinismo Social
Qual a origem do homem? Como surgiu a sociedade? Qual a gênese das normas e regras que
regem a vida? Estas questões são foco da ciência moderna e desde os tempos mais remotos os
estudiosos procuram reunir informações que melhor respondam a tais indagações. Porém, a
ausência de conhecimentos mais elaborados e melhor sistematizados com argumentos menos
absurdos que reescrevessem a lógica hegemônica do pensamento religioso, acabou fazendo
emergir o pensamento social que colocou em questão a origem do homem, a partir do ponto
de vista divino pregado pela Bíblia sagrada, conduzindo estudiosos para as mais profundas
1 Artigo escrito especialmente para a disciplina Ciências Sociais ministrada nos cursos de Direito, Propaganda e
Marketing, Letras e Ciências Contábeis na Universidade Paulista – UNIP, em Santos-SP, 2º semestre de 2009.
2 Doutor e mestre pela PUC-SP. Cientista social. Professor titular e coordenador auxiliar do curso de Administração
(diurno) na Universidade Paulista – UNIP, em Santos. Avaliador institucional e de cursos de graduação pelo MEC.
Examinador do Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento. Autor de diversos livros, com destaque para
Cidade Digital – Infoinclusão Social e Tecnologia em Rede (São Paulo: Senac, 2006). Diretor da e-Social Brasil
(www.e-socialbrasil.com.br). http://evandroprestesguerreiro.zip.net
análises e experimentações que levaram à construção de hipóteses das mais variadas, mas, sem
conseguir uma explicação aceita como lei científica. O que não quer dizer que o pensamento
elaborado até o presente momento possa ser desprezível; Pelo contrário, tornou-se a principal
contribuição para a formação do pensamento sociológico, vindo especialmente pelas idéias de
Francis Bacon (1561-1626), Jean-Jacques Rousseau (1712-1778), Saint-Simon (1760-1825),
Auguste Conte (1798-1857), Karl Marx (1818-1883), Frederick Engels (1820-1903), Émile
Durkheim (1858-1917) e Max Weber (1864-1920), para citar alguns.
A origem do homem é explicada por muitos, mas, podemos simplificar em pelo menos duas
teses. A primeira é o criacionismo que procura razões substanciais para dizer que a união divina
entre Adão e Eva3 originou o que conhecemos hoje como civilização humana. Obviamente que
foram necessários muitos séculos para que a humanidade chegasse a densidade populacional
de mais de 6 bilhões de filhos indiretos de Adão e Eva, que se distribuíram por diferentes
povos, tradições, costumes, hábitos, valores, regiões geopolíticas e sócio-econômicas das mais
curiosas e instigantes culturas consolidadas por um contrato social de boa convivência e
inclusão social que foi sistematizado pelo mundo moderno na Declaração Universal sobre a
Diversidade Cultural4. Obviamente que demos um salto teórico mais elástico no ponto de vista
sócio-histórico, entendendo que o leitor deva ter um embasamento prévio sobre este assunto,
uma vez que, o foco de nossa abordagem neste trabalho é a formação científica do
pensamento social.
Continuando com as teses, podemos dizer que a segunda grande tese sobre a origem do
homem vai ser explicada a partir da complexidade que atingiu o desenvolvimento da civilização
humana que fez com que estudiosos em diversas partes do mundo procurassem demonstrar,
considerando múltiplas razões, que o homem não se originava da união cristã de Adão e Eva,
mas, pelo contrário, partindo dos fatos concretos da realidade que podiam ser mensurados
metodologicamente com bases científicas, o pensamento revolucionário de Charles Darwin
(1809-1882) demonstrou que todos os seres vivos, incluindo o homem, evoluíram de
organismos
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