PCC de Ecologia
Por: marciainacio • 10/4/2015 • Trabalho acadêmico • 391 Palavras (2 Páginas) • 471 Visualizações
[pic 1] | CENTRO UNIVERSITÁRIO DE BELO HORIZONTE |
Departamento de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde – DCBAS.
Curso de Ciências Biológicas.
PCC
Arthur Henrique Diniz
Camila Fernandes Pereira
Taiane Rocha Silva
Belo Horizonte
2008
PCC DE ECOLOGIA
Introdução
De acordo com LINHARES & GEWANDSZNAJDER (1998) o funcionamento de uma comunidade depende das diversas relações ou interações entre os organismos que a compõem. Essas relações não se resumem apenas à cadeia alimentar. Uma abelha, por exemplo, depende do néctar das plantas para se alimentar, mas a própria planta passa a depender da abelha para o transporte do grão de pólen e, conseqüentemente, para a sua reprodução.
Segundo LINHARES & GEWANDSZNAJDER (1998) as interações entre as populações são principalmente de natureza alimentar, mas aparecem também na forma de relações que envolvem abrigo, proteção, reprodução, dispersão, etc. Essas interações podem ocorrer entre seres da mesma espécie (relação intra-específica ou homotípicas) ou seres de espécies diferentes (relação inter-específica ou heterotípicas).
De acordo com FAVARETTO & MERCADANTE (2003) todas essas relações são comumente classificadas em:
- Positivas ou harmônicas – quando não há prejuízo para nenhuma das espécies ou nenhum dos indivíduos associados. Como exemplo dessa relação, temos o comensalismo, mutualismo e protocooperação.
- Negativas ou desarmônicas – quando pelo menos um dos indivíduos é prejudicado na associação, ou seja, quando pelo menos uma das espécies tem poucas chances de sobrevivência ou de sucesso reprodutivo (mediado pelo número de filhotes).
- Neutralismo – quando duas ou mais espécies vivem no mesmo hábitat, sem que uma seja afetada por outra.
Diante desse assunto pensou-se em elaborar uma aula expositiva feita em sala de aula para que os alunos pudessem compreender com essas relações acontecem e quais exemplos podem ser usados para explicar cada caso.
Objetivo
O objetivo dessa aula é proporcionar um melhor entendimento dos alunos quanto as relações que existem entre os seres e o ambiente e citar os exemplos existentes na natureza.
Metodologia
O tema a ser tratado seria exposto aos alunos através de uma aula expositiva. Após esse processo um questionário seria aplicado aos mesmos visando compreender o que eles aprenderam com a aula. A medida em que as dúvidas fossem surgindo discussões seriam feitas, para o esclarecimento das mesmas.
Resultados esperados
Espera-se que os alunos compreendam o assunto e que as dúvidas sejam resolvidas durante a aula.
Referências bibliográficas
FAVARETTO, José Arnaldo & MERCADANTE, Clarinda. Biologia. Volume único. 2ª edição. Editora Moderna, 2003.
LINHARES, Sérgio & GEWANDSNAJDER, Fernando. Biologia Hoje. Volume 3. 7ª edição. Editora Ática, 1998.
...