PLANO DE TRABALHO DEPARTAMENTO DE PESSOAL
Artigo: PLANO DE TRABALHO DEPARTAMENTO DE PESSOAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: periclesmendes • 19/3/2014 • Artigo • 405 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
UNIDERP INTERATIVAPOLO DE OSVALDO CRUZ – SP
Nome
RA
Prof.
Trabalho
Data
PLANO DE TRABALHO PARA DEPARTAMENTO PESSOAL
INTRODUÇÃO.
O processo de admissão de empregados em uma empresa é revestido de uma série de formalidades caracterizada pela exigência de diversos documentos ,não só por exigência legal, mas também como forma de garantir direitos dos empregados e dos empregadores.
Nesse sentido, o profissional de Recursos Humanos exerce um papel de destaque no início do processo, ou seja, na seleção, na exigência da documentação obrigatória e na observância da legislação vigente. E isto, para evitar-se inconvenientes e entraves na relação de trabalho, assim o profissional de Recursos Humanos encontra-se com status de “peça chave” nas empresas, pois necessitam de visão estratégica na condução do negócio, tendo como foco principal seus colaboradores
.O sucesso empresarial assenta-se cada vez mais no recrutamento ,na formação e na retenção dos melhores profissionais, pois estruturando-se com profissionais de qualidade a empresa tem potencial de crescimento e desenvolvimento, e o profissional de Recursos Humanos é o encarregado de gerir esse departamento responsável pelos colaboradores da empresa.
Principais atividades da Administração de Pessoal
1 – Recrutamento: o principal desafio do recrutamento é agregar valor as organizações, e isto e realizado através do talento das pessoas que são atraídas pelas organizações, nesse sentido maior probabilidade de sucesso das organizações – o processo envolve tempo e dinheiro, cujo retorno é supera as expectativas e o investimento financeiro.
2 – Seleção: A seleção prima pela solução de dois problemas básicos, que são a adequação do homem ao cargo e a eficiência do homem no cargo ou seja, “o homem certo para o cargo certo” .Ainda hoje é comumente utilizado a entrevista, provas de conhecimento e habilidades e testes psicológicos para a seleção de colaboradores.
3 - Admissão de funcionários: A formalização para a admissão de um colaborador a empresa exige, normalmente, uma série de documentos (CTPS, CPF, CI, PIS, OAB CREA, CRM, etc), que tem por finalidade sua identificação e qualificação, possibilitando, assim, o correto desempenho das obrigações trabalhistas, visando proteger os direitos dos trabalhadores e evitar a aplicação de multas e penalidades decorrentes das não observâncias da legislação vigente.
Após a entrega da documentação exigida será elaborado o contrato de trabalho que poderá por prazo determinado ou indeterminado conforme legislação trabalhista.
A Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) estabelece, em seu artigo 442 que o contrato de trabalho correspondente ao ajuste de vontades, ou seja, um acordo celebrado entre o empregado e empregador.
...