PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Casos: PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: DIGOSALMEIDA • 21/3/2015 • 1.578 Palavras (7 Páginas) • 373 Visualizações
1. Introdução
O lixo também chamado de rejeito passa por um processo de exclusão: ele é “posto para fora de casa” e deve cumprir ritos de passagem, respeitando regras próprias. Assim não deve ser deixado em qualquer lugar, pois não há duvidas que os resíduos sólidos contenham várias substâncias que podem afetar a saúde do homem, seja através de contato direto ou indireto, por meio dos micros e macro-vetores, assim como causar impactos extremamente negativos ao meio ambiente.
Dentre os diversos problemas ambientais mundiais, a questão do lixo é das mais preocupantes e diz respeito a cada um de nós. Abordar a problemática da produção e destinação do lixo no processo de educação é um desafio, cuja solução passa pela compreensão do indivíduo como parte atuante no meio em que vive (LEMOS et al. 1999).
Ao contrário de outros seres vivos que, para sobreviverem estabelecem naturalmente o limite de seu crescimento e consequentemente o equilíbrio com os outros seres e o ecossistema onde vivem a espécie humana te dificuldade em estabelecer o seu limite de crescimento, assim como pra relacionar se com outras espécies e com o planeta. Essa é a fronteira entre o conhecimento e a ignorância humana sobre sua própria casa, o Planeta Terra. (DONELA, 1997).
Uma educação transformadora envolve não só uma visão ampla de mundo, como também a clareza da finalidade do ato educativo, uma posição política e competência técnica para programar projetos a partir do aporte teórico e formador de profissional competente. (JR PHILIPPI; PELICIONI, 2005)
Dentre o contexto vemos a importância de educarmos as pessoas a uma nova consciência a fazer todos lembrarem que o mundo em que vivemos não é infinito e que temos que cuidar melhor dele. A educação é o inicio de tudo, mas, como já temos pessoas com uma opinião formada é difícil mudar o ponto de vista de todos, então a melhor forma de conscientizar pessoas e começar daqueles que ainda estão em formação que ainda aprendem todo o dia o fundamental para sua vida futura.
Inserir a Educação Ambiental dentro do Ambiente Escolar em Teoria e pratica no seu cotidiano.
2. Justificativa
A Educação Escolar é muito importante, pois é o inicio da formação de um cidadão onde alunos aprendem o fundamental de tudo pra sua vida futura, onde ele fará suas escolhas e decidira os caminhos que deve seguir partindo de tudo aquilo que aprendeu quando pequeno em casa com os amigos e principalmente na escola.
Hoje estamos criando uma nova consciência, pois estamos vendo como o nosso planeta foi afetado para suprir o nosso consumismo, vemos como e preciso usar os recursos naturais de forma sustentável para que o planeta possa repor todos os recursos que á séculos usufruirmos dele. A Educação ambiental é a forma de mostrar a todos o que podemos fazer para “salvar o nosso planeta” quais atitudes temos de tomar.
Mesmo com toda a importância da Educação Ambiental ainda não vemos ela inserida no Ambiente escolar mesmo já tendo projetos que a incentivem, então vamos sugerir formas simples de incentivar crianças em Ambiente Escolar a reciclar e reutilizar Materiais e como implantar o mesmo não só na escola, mas em suas casas para que possam ensinar seus pais e toda sua família.
3. Objetivo
Conscientizar crianças em ambiente escolar como usar os recursos naturais de forma sustentável, reciclar e reutilizar materiais de forma simples implantar coleta seletiva nas escolas para que os alunos possam fazer o mesmo em suas casas.
4. Material e Métodos
O trabalho será realizado a partir da comunicação a Diretoria das Escolas onde será contabilizado o numero de alunos e turmas de 5º a 8º serie do ensino Fundamental que é o nosso foco de estudo, e disponibilidade de horários para as Palestras e aulas de reciclagem e reutilização de materiais na teoria e prática.
As palestras serão apresentadas com ajuda de slides onde mostraremos de forma simples e dinâmica a importância da Coleta seletiva para a reciclagem o ciclo do lixo onde ele é armazenado e qual o seu impacto no meio ambiente, e como reaproveitar e reciclar matérias os Símbolos da reciclagem, quais matérias são recicláveis quais não são, os benefícios da coleta seletiva, e quais postos mais próximos de coletas de materiais reciclados como podemos fazer coleta seletiva dentro de nossas casas e no final de cada palestra fazer perguntas do que foi apresentado e aquele que acertar vai ser premiado com chocolate isso irá incentivá-los a prestar melhor atenção nas palestras.
Na pratica vamos mostrar e fazer com eles brinquedos com material reutilizado, e promover brincadeiras com material reutilizado como, por exemplo: Boliche com garrafas pets, e para cada disputa premiar o vencedor com um saquinho de doces. Ensinar a eles também como reciclar óleo de cozinha para fazer sabão acompanhado sempre de um adulto.
E mostrar as crianças o tempo de degradação no ambiente de alguns materiais.
E como praticar os 3RS:
Reduzir: Evitar a produção de resíduos, com a revisão de seus hábitos de consumo. Ex: preferir os produtos que tenham refil.
Reutilizar: Reaproveitar o material em outra função. Ex: usar os potes de vidro com tampa para guardar miudezas (botões, pregos, etc.).
Reciclar: Transformar materiais já usados, por meio de processo artesanal ou industrial, em novos produtos. Ex: transformar embalagens PET em tecido de moletom.
4.1 Reciclagem
É o processo de transformação de um material em outro produto reciclável é tudo aquilo que pode ser transformado. Reciclar: Economiza Matéria – Prima e recursos naturais diminuem os poluentes e aumenta a vida útil dos aterros sanitários.
Os principais materiais recicláveis são: papel, plástico, vidro e metal, mas nem todos esses materiais são recicláveis.
Materiais não recicláveis:
Lixo Orgânico ou úmido – Restos de comida cacas de frutas e legumes etc.
Rejeitos – Lenços
...