PROJETOS VOLTADOS PARA A DISCIPLINA DE ARTES
Ensaios: PROJETOS VOLTADOS PARA A DISCIPLINA DE ARTES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emilygava • 11/9/2014 • 1.297 Palavras (6 Páginas) • 505 Visualizações
CESAP – CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM PÓS GRADUAÇÃO E PESQUISA
GEÓRGIA DA SILVEIRA GOMES
PROJETOS VOLTADOS PARA A DISCIPLINA DE ARTES
VITÓRIA
2013
GEÓRGIA DA SILVEIRA GOMES
PROJETOS VOLTADOS PARA A DICIPLINA DE ARTES
Trabalho para reposição de aula do curso Arte e Educação apresentado ao CESAP – Centro de estudos Avançados em Pós Graduação e Pesquisa.
Profª. Orientadora: Grece Teles Tonini.
VITÓRIA
2013
SUMÁRIO
RESUMO
INTRODUÇÃO
1. PROJETOS PARA A DISCIPLINA DE ARTES......................................................
2. CONSIDERAÇÕES FINAIS ..............................................................................
3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ..................................................................
RESUMO
O objetivo deste trabalho é proporcionar uma visão sobre o ensino da Arte, bem como o planejamento e objetivos da aprendizagem no espaço escolar, de modo a propiciar o desenvolvimento do pensamento na infância.
"Todos sabemos que a arte não é verdade. Ela representa a mentira que nos faz perceber a verdade; pelo menos a verdade que nos é dado entender." (Pablo Picasso)
INTRODUÇÃO
A proposta deste trabalho pressupõe um professor atento e alerta ao desempenho infantil, preocupado com a participação ativa e efetiva de todas as crianças.
O trabalho deve desenvolver-se em clima de liberdade, alegria e descontração, favorecendo atividades espontâneas e criativas. Para que isto aconteça, a metodologia adotada deve pressupor certos procedimentos como:
Oferecimento de propostas adequadas, que respeitem e estimulem as experiências das crianças;
Respeito à individualidade da criança, considerando sua expressão como linguagem;
Valorização das respostas dadas pelas crianças; .utilização intensa de atividades lúdicas;
Oferecimento de propostas que trabalhem o pensamento divergente;
Oferecimento de oportunidades frequentes e contínuas para experiências sensoriais;
Oferecimento de oportunidades que levem a criança à observação, imaginação, exploração, improvisação, concentração, criação, fluência e flexibilidade;
Estimulação adequada e constante da criança, por meio de desafios e situações -problemas que agucem sua curiosidade;
Identificação com os interesses da criança, respeitando seu próprio ritmo;
Utilização de recursos que ajudem a criança na organização de seu material, de si própria e de seu ambiente de trabalho;
Presença discreta e efetiva para toda classe, sem perder de vista a relação particular com cada criança;
Oferecimento de propostas em que as técnicas se adaptem às necessidades naturais de cada criança e nunca aquelas em que as crianças têm de se adaptar às técnicas;
Criação de um ambiente seguro, de uma atmosfera em que haja confiança e tranqüilidade.
Quando as atividades de Artes forem realizadas na sala de aula, esta deve ser preparada de forma a estimular a produção infantil, possibilitando a investigação, a manipulação e a criação.
O ambiente deve ser bem iluminado, alegre e atraente e, se possível, estar próximo de pias com água para facilitar o asseio corporal e a limpeza dos materiais de trabalho.
Muitas vezes, as atividades de artes podem não se desenvolver na sala de aula. Aliás, esta deve ser uma preocupação do professor: variar os locais de trabalho, sempre que possível. O pátio ou outro ambiente acolhedor que a escola ofereça, desde que seguros, podem ser adequados e motivarem a realização de atividades de artes lugares como jardins, praças, parques, muitas vezes oferecem condições para que se realizem atividades com as crianças, favorecendo até a pesquisa e a coleta de materiais para estas atividades da sala de aula, pode ser necessário que o professor:
Planeje uma atividade simples e adequada ao ambiente;
Cuide de acomodar as crianças de modo que possam trabalhar livremente;
Leve o material necessário, organizando-o de forma a facilitar a atividade.
Cabe ao professor atuar como redefinir, reorganizador do espaço ambiente da sala de aula. O novo ambiente atuará sobre as crianças, induzindo-as a observações, atitudes e comportamentos. O professor poderá organizar atividades ricas, sensibilizadoras e criativas, usando móveis, paredes, vidraças e painéis.
A escola é um espaço de vivência e de construção do conhecimento. O ensino da arte na escola busca promover o desenvolvimento de potencialidades individuais, do espírito de integração em grupo e da formação do indivíduo conhecedor do legado artístico-cultural da humanidade.
A linguagem artística acompanha toda a evolução da história da humanidade, e está presente em todo processo de escolarização. A arte faz parte da vida de todos.
É indispensável levar em conta alguns papéis que o professor deve ter, por exemplo:
Como
...