Parede Celular Do Vegetais
Casos: Parede Celular Do Vegetais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naradelucena • 14/10/2014 • 1.195 Palavras (5 Páginas) • 1.184 Visualizações
PAREDE CELULAR DOS VEGETAIS
A parede celular é um envoltório extracelular encontrada em todos os vegetais e em alguns outros organismos. A parede celular é fundamental para a estrutura e morfologia da planta, pois a mesma necessita da parede celular para seu crescimento. Essa estrutura celular tem como características determinar o tamanho e a forma da célula, ou seja,o tamanho e a forma são fixos na maturidade, é semirrígida, totalmente permeável, possui estrutura de revestimento com grande resistência a tensão.
Essa estrutura confere proteção as células, sua constituição varia com o determinado tipo celular, e apresenta diversas funções destacando-se função estrutural, de permeabilidade e limitação de crescimento e expansão celular.
1.COMPOSIÇÃO QUÍMICA E ESTRURA DA CELULA VEGETAL
A parede celular é constituída por: lamela mediana, parede primária, parede secundária e plasmodesmos. A parede celular primária é depositada durante o crescimento da célula vegetal, enquanto que a secundária , deposita-se quando a célula para de crescer.A lamela mediana é composta por pectina, enquanto que a parede primária, é composta por uma certa porcentagem de celulose, hemicelulose, pectinas e proteínas. Na parede celular secundária, a composição é feita por celulose, hemicelulose e lignina. Os plasmodesmos tem como função permitir a troca de substâncias entre células adjacentes, em forma de pontes citoplasmáticas (falhas) ao longo da superfície da parede. A estrura é caracterizada por ser microfibrilar e uma matriz.
1.1 COMPOSIÇÃO QUÍMICA DA PAREDE CELULAR
CELULOSE: a celulose é o principal componente da parede celular, sendo constituída por moléculas longas e rígidas de polissacarídeos estruturais, monômeros de glicose. Formam as microfibrilas, importantes componentes estruturais. As pectinas,hemiceluloses e glicoproteínas, estão imersas na matriz. A celulose é mais encontrada na parede celular secundária.
PECTINAS E HEMICELULOSES: são moléculas não celulósicas. As pectinas são monômeros derivados da glicose que tem função de unir as paredes da células. Sendo polissacarídeos muito hidrófilos, se relacionam com a plástica e a flexibilidade.
HEMICELULOSES: as primeiras camadas da parede celular são compostas por xiloglucanos e xilanos. O xiloglucano tem um importante papel estrutural na estabilização da parede primária.
GLICOPROTEÍNAS: São componentes da matriz, sendo proteínas estruturais tem como função tornar a parede celular menos extensível, enrijecendo-a.
LIGNINA: Substância fenólica. Sua composição monomérica e a quantidade de compostos, variam muito. São depositadas na parede celular e tem como importância, resistência à compressão e rigidez. São encontradas outras funções para a lignina, como por exemplo,transporte de água, impermeabilizar a parede celular, etc.
1.2 ESTRUTURA DA PAREDE CELULAR
LAMELA MEDIANA: formada por fibras de celulose, é a região de união das paredes primárias.
PAREDE CELULAR PRIMÁRIA: camada externa depositada durante o crescimento da célula, sendo formada pelas primeiras camadas da parede celular. Possuem campos de pontoações primários, não tendo um espessamento uniforme e as células estão em divisão ativa.
PAREDE CELULAR SECUNDÁRIA: a parede celular secundária, está depositada internamente à parede primária, sendo o depósito de células adicionais. Sua função é de aumentar a resitência, formada por três camadas chamadas de S1,S2 e S3. Nesta camada da parede celular é onde são formadas as pontoações.
PLASMODESMOS: os plasmodesmos como dito anteriormente são filamentos citoplasmáticos e tem como função permitir a troca de substâncias entre as células, ou seja, eles atravessam a parede celular interligando os protoplastos das células fornecendo assim uma via para o transporte dessas substâncias. São eles responsáveis por espalhar as doenças nos tecidos das plantas.
2. FUNÇÃO BIOLÓGICA
As principais funções da parede celular é conferir proteção e resistência à célula vegetal.
3. IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA PAREDE CELULAR DOS VEGETAIS
A importância econômica da parede celular pode estar relacionada com a produção de fibras, carvão, polissacarídeos (plásticos, adesivos, filmes, géis,etc.)
Em algumas espécies (rodófitas), retira-se carrogeninas e os ágares de suas paredes celulares, que são utilizados como meios de cultura, espessantes, geleificantes e bases para a produção de cosméticos, além disso há no oriente o seu comércio como alimento. Algas coralináceas exercem importante papel na cimentação, responsável pela sobrevivência dos recifes de corais (berçário de peixes).
Abaixo, mencionaremos a produção do papel, cujo a matéria prima (celulose) é diretamente relacionada a Parede celular. Material esse, retirado do site http://www.celuloseriograndense.com.br que mostrara o passo a passo da produção.
Produção do Papel evidenciando a importância da Parede Celular.
A celulose é um polissacarídeo (similar ao açúcar) que é o principal componente da parede celular das fibras das plantas. Junto com a lignina, as resinas e os minerais (compostos inorgânicos), a celulose é um dos compostos que constituem a madeira - cerca de 50%. Suas moléculas, agrupadas pela lignina, formam feixes de fibras que constituem as células vegetais que compõem as fibras presentes
...