Perguntas sobre a estrutura da célula
Exam: Perguntas sobre a estrutura da célula. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: josejp • 26/10/2014 • Exam • 291 Palavras (2 Páginas) • 351 Visualizações
1. Célula animal possui membrana plasmática, parede celular ou as duas?
R= Membrana celular. É uma capa dinâmica e flexível, na qual podem ser formadas vesículas para englobar substâncias; essas vesículas podem se unir a outras no interior da célula.
2. Célula vegetal possui membrana plasmática, parede celular ou as duas?
R= ela possui as duas a membrana plasmática e parede celular.
3. Cite alguns componentes da parede celular.
celulose, lignina, compostos graxos (cutina, suberina e as ceras), tanino, resinas, etc., além de substâncias minerais (sílica, carbonato de cálcio, etc.) e da água.
4. Cite algumas funções da parede celular.
é o envoltório externo de proteção e sustentação da celula.
5. Cite as diferenciações da membrana plasmática.
Microvilosidades: são expansões semelhantes a dedos de luvas, que aumentam a superfície de absorção das células que as possuem. São encontradas nas células que revestem o intestino e nas células dos túbulos renais.
Interdigitações: são conjuntos de saliências e reentrâncias das membranas de células vizinhas, que se encaixam e facilitam as trocas de substâncias entre elas. São observadas nas células dos túbulos renais.
Desmossomos: são placas arredondadas formadas pelas membranas de células vizinhas. O espaço entre as membranas é ocupado por um material mais elétron-denso que o glicocálix.
Plasmodesmos: através de perfurações na parede celular, passam "pontes" que colocam em contato direto o citoplasma de duas células vegetais vizinhas, permitindo o livre trânsito de substâncias entre elas. As células dos vasos condutores de seiva elaborada (ou orgânica) possuem numerosos plasmodesmos, pelos quais a seiva flui.
6. Cite as funções da membrana plasmática.
função primordial de proteção. Nos animais, o glicocálix também terá função de reconhecimento celular, sendo, por exemplo, de grande importância em transplantes. Assim, quanto mais parecido o glicocalix de uma pessoa for com o de outra, mais fácil a compatibilidade da doação.
...