Periodo Fetal
Exames: Periodo Fetal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: TaniaPatricia • 23/9/2014 • 3.112 Palavras (13 Páginas) • 1.127 Visualizações
INTRODUÇÃO
Neste trabalho citaremos sobre o período fetal, seus principais eventos, seu desenvolvimento fetal, data provável do parto, fatores que influencias o que crescimento do feto.
No período fetal as transformação do embrião em feto seja gradual, a mudança de nome e relevante, pois não significa que o embrião tornou-se um ser humano reconhecível e que já se formaram todos os sistemas importantes. O desenvolvimento durante o período fetal está basicamente relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Uma notável mudança que ocorre durante o período fetal e a diminuição relativa do crescimento da cabeça em comparação com o do resto do corpo. A taxa de crescimento do corpo durante o período fetal e muito grande e, durante as últimas semanas, o ganho de peso pelo feto e fenomenal.
O desenvolvimento do feto está dividido em semanas, da seguinte forma nona a decima segunda semana, da decima terceira a decima sexta semana, e da decima sétima a vigésima semana, da vigésima primeira a vigésima quinta, vigésima sexta a vigésima nona semana, trigésima a trigésima quarta semana, da trigésima quinta a trigésima oitava semana.
A data provável do Parto (DPP) de um feto é de 266 dias ou 38 semanas após a fecundação. A regra comum para determinar a data provável do parto é contar para trás 3 meses a partir do primeiro dia de último período menstrual normal e acrescentar 1 ano e 7 dias (Moore/2008).
Os fatores O feto necessita de substrato para crescer e produzir energia. Gases e nutrientes provenientes da mãe passam livremente pela membrana da Placentária e chega ao feto. A glicose é a fonte principal de energia para o metabolismo e crescimento do feto; os aminoácidos também são necessários. Estas substancias saem do sangue materno, passam pela membrana placentária e chegam ao feto. A insulina, necessária para o metabolismo da glicose, é secretada pelo pâncreas fetal. Acredita-se que a insulina, hormônios de crescimento humano e alguns polipeptídios pequenos estimulam o crescimento fetal. (Moore/2008)
1. Período Fetal: Da nona semana ao Nascimento.
Embora a transformação do embrião em feto seja gradual, a mudança de nome e relevante, pois não significa que o embrião tornou-se um ser humano reconhecível e que já se formaram todos os sistemas importantes. O desenvolvimento durante o período fetal esta basicamente relacionado com o rápido crescimento do corpo e com a diferenciação dos tecidos, órgãos e sistemas. Uma notável mudança que ocorre durante o período fetal e a diminuição relativa do crescimento da cabeça em comparação com o do resto do corpo. A taxa de crescimento do corpo durante o período fetal e muito grande e, durante as ultimas semanas, o ganho de peso pelo feto e fenomenal. Período de crescimento continuo se alternam com intervalos os prolongados de ausência de crescimento (Moore/2008).
Apenas 10 dias após a fertilização, o embrião está formado e em desenvolvimento. É após a 12º semana de gestação que é considerado um feto. As áreas que se transformarão no cérebro e na medula espinhal começam a se desenvolver assim como o coração e os principais vasos sanguíneos, em torno do 16º ou 17º dia, e já no 20º dia o coração começa a bombear líquido através dos vasos sanguíneos e as primeiras hemácias e glóbulos vermelhos aparecem no dia seguinte (Dr. Sheila Sedicias).
1.1. Estimativa da idade Fetal
O período do inicio da nona semana ao nascimento é designado como Período Fetal. Ele se característica pela manutenção de tecidos e órgãos e o crescimento rápido do corpo. O comprimento do feto é geralmente indicado como o comprimento cabeça- nádega (CRL) ou comprimento cabeça – calcanhar (CHL). A medida da vértice craniano ao calcanhar. Estas medidas, expressas em centímetros, são correlacionados á idade do feto em semanas ou meses. O crescimento em comprimento é particularmente notável durante o terceiro, quarto e quinto meses, enquanto um aumento de peso é mais expressivo durante os dois últimos meses da gestação. Em geral, a duração da gravidez é considerada como sendo de 280 dias ou 40 semanas após o inicio do ultimo período menstrual normal (UPMN) ou mais precisamente, 266 dias u 38 semanas após a fertilização (LANGMAN/2005).
O período fetal intrauterino pode ser divido em dias, semanas ou meses, mas geram-se duvidas quando não é especifico se a idade foi calculada dez do inicio do ultimo período menstrual (UPMN) ou da idade de fecundação. A idade do feto é calculada da data estimativa da fecundação e meses do calendário. Clinicamente, o período gestacional é dividido em três trimestres (Moore/2008).
Várias medidas e características externas são úteis para fazer uma estimativa de idade do feto. Até o final do primeiro trimestre, a avaliação da cabeça-nádega é o método preferencial para estimular a idade fetal. Mo segundo e terceiro trimestre, varias estruturas podem ser identificadas e medidas com o ultrassom, mas as medidas básicas são diâmetro biparetal- diâmetro da cabeça entre as duas saliências parietais, circunferência parietais, circunferências da cabeça, circunferência abdominal e comprimento do fêmur (Moore/2008).
O peso do feto é com frequência, um critério útil para a estimativa da idade, mas pode haver discrepância entre a idade e o peso de um feto particularmente quando a mãe teve distúrbios metabólicos, tais como diabetes mélico, durante a gravidez (Moore/2008).
O ultra som é uma das forma de saber o sexo do feto, e também se ele tem algum problema na sua formação.
2. Principais eventos do Período Fetal.
Não há um sistema de estadiamento formal para o período fetal, entretanto, é útil levar em consideração as mudanças que ocorre em períodos de 4 a 5 semanas (MOORE/2008).
2.1. Da Nona à Décima Segunda Semana.
No início da nona semana, a cabeça constitui quase metade da cabeça - nádegas do feto. Em seguida há uma rápida aceleração do comprimento do corpo e, no final de 12ª semana, a cabeça – nádegas já é mais que o dobro. Com 9ª semanas, a face é larga, os olhos estão muitos separados, as orelhas tem implantação baixa e as pálpebras estão fundidas. No início da nona semana, as pernas são curtas e as coxas são relativamente pequenas. No fim de 12ª semanas, os membros superiores quase alcançaram seu comprimento final relativo, mas os membros inferiores ainda não estão bem desenvolvidos
...