Plano De Aula
Trabalho Escolar: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Glau • 19/11/2013 • 938 Palavras (4 Páginas) • 777 Visualizações
INTRODUÇÃO
Atualmente a diversidade cultural, está presente em nossa realidade, possuindo dessa forma a necessidade de conhecermos a diversas culturas, assim como os seus costumes.
Entender como tudo começou nos levará a compreender a grande diversidade cultural que caracteriza nosso país. Somos um povo que surgiu de um grande agrupamento de povos de várias regiões do mundo.
O povo brasileiro foi formado, a princípio, a partir de uma miscigenação, que foi a mistura de basicamente três “raças”: o índio, o branco e o negro.
Para que nossos alunos compreendam a Identidade da nação e do povo brasileiro o professor tem o papel de promover meios para que sejam desenvolvidas: a consciência, o respeito e a solidariedade com o próximo. O Patriotismo.
.
Publico- Alvo: Ensino Fundamental
Perfil da turma: A sala de aula é composta de 22 alunos, com idade de 06 a 07 anos. Todos frequentaram a creche desde bebês, a maioria deles apresenta boa oralidade, interesse em participar das atividades e são muito alegres.
Tempo de duração: Livre
Tema da aula: “Tolerância: Respeitando e valorizando as diferenças”
Justificativa: Sendo a sociedade brasileira formada por diferentes etnias, é preciso valorizar essa diversidade que se encontra também na sala de aula. Para tanto, os PCNs (2000) ressaltam a necessidade de investir na superação da discriminação e desenvolver o conhecimento a respeito dessa diversidade etno cultural. Nesse sentido, contamos com o diálogo e aprendizado da convivência da própria cultura e respeito ao desconhecido. Neste caso, é preciso valorizar as diferenças, esclarecer a importância do interculturalismo no ambiente escolar, conscientizar os alunos quanto aos direitos, deveres e justiça e promover o intercâmbio multicultural a partir de fatos do cotidiano.
É nesta perspectiva que Piaget (1999) relata que a criança é um ser social que interage com o meio que a cerca tornando-se capaz de ajustar-se a todo o momento. É esse ser social que modifica e é modificado na sociedade, contribui para que mudanças ocorram tanto no meio quanto em si próprio. Vale ressaltar para que isso ocorra de forma prazerosa é preciso respeitar e valorizar o diferente.
Objetivo Geral
- Reconhecer a diversidade presente em sala de aula e a importância da convivência pacífica frente às diferenças, visando à construção de uma postura de tolerância e respeito ao outro. Aumentar a autoestima dos alunos afro-descendentes, despertar a turma para a diversidade da “raça” humana e promover o respeito pelas diversas etnias.
Objetivos específicos:
• Reconhecer a complexidade da formação cultural brasileira, que não deve ser compreendida a partir do conceito de raça.
• Valorizar a pessoa independente da sua cor, crença religiosa, opção sexual, condição social e outros.
• Retratar a própria imagem e a dos colegas de modo a ser fidedigno quanto as suas principais características físicas mais notáveis (textura dos cabelos, cor dos olhos e da pele, altura...).
• Estimular o diálogo e a troca de ideias, a fim de proporcionar mudanças de pensamentos, hábitos e atitudes, desenvolvendo o sentimento coletivo de compromisso com a igualdade.
• Perceber que a construção cultural das sociedades também é responsável pelas desigualdades que geram preconceitos.
• Incentivar a pesquisa e a criatividade do aluno através das novas tecnologias.
Conteúdo previsto para a aula
Identidade, diversidade, linguagem oral, auto-retrato, desenho artístico
Metodologia:
1. Para iniciar, a classe deve estar disposta em um círculo, em que todos possam se ver. Será feita a leitura do livro “Mirradinho”. Utilizando-se de uma alusão ao personagem Mirradinho, que era menosprezado pelos outros, por ser árvore de pequeno porte, questionar se na realidade isso ocorre, se alguma vez se sentiram depreciados por alguma característica que possuam. Neste sentido, o colóquio se conduzirá a conclusões que evidenciem
...