Plano Aula
Casos: Plano Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cescort • 8/3/2015 • 866 Palavras (4 Páginas) • 4.039 Visualizações
Este relato parte das observações, da interação e de minhas reflexões sobre meu estágio compartilhado.
Meu estágio está sendo realizado na Escola Municipal de Educação Infantil situa-se na Rua Sete de Setembro, nº 72, no centro do Município
Sua comunidade escolar é formada por filhos de famílias de média e baixa renda, que moram em diferentes localidades urbanas e rurais do Município.
A Escola de Educação Infantil Mickey atende crianças de 0 a 4 anos divididos por faixas etárias das seguintes formas:
de 0 a 2 anos nos berçários;
de 2 a 4 anos nos maternais.
Atualmente a escola possui 100 crianças em turno integral.
Ao todo são oito salas, duas cozinhas, três refeitórios, dois pátios, uma biblioteca, uma sala de vídeo, a secretaria e a sala de planejamento.
O quadro de funcionários distribui-se em: vinte e oito professores, quatro cozinheiras, três serventes, duas secretárias e na direção da escola o Professor Leonardo Luís Trevizani.
A turma que estou estagiando é o primeiro berçário, possui crianças de quatro meses a doze meses, que necessitam de cuidados constantes e atendimento de forma individual, não sendo possível estabelecer horário para as atividades e nem realizar atividades muito complexas.
São onze crianças, sendo que, duas delas já conseguem se erguer segurando-se em objetos, uma gatinha, duas se arrastam pelo chão e as outras só sentam ou ficam deitadas. Por esse motivo voltei a ler as fazes do desenvolvimento, descritas por Piaget, nelas encontrei que as crianças com quem estou trabalhando estão no Estágio sensório-motor (até 2 anos) - Segundo Piaget, nessa fase do desenvolvimento, o campo da inteligência da criança aplica-se a situações e ações concretas. Trata-se do período em que há o desenvolvimento inicial das coordenações e relações de ordem entre ações. É também o período da diferenciação entre os objetos e o próprio corpo.
A rotina da sala de aula e bem corrida, as crianças chegam por volta das seis horas e trinta minutos, em geral, então ocorre um período de chegada e acomodação, alguns vem dormindo, alguns choram na chegada e depois se acalmam, outros ao contrario chegam aparentemente bem depois se desesperam, neste momento é muito importante a atenção o carinho e saber interpretar o que cada bebê esta sentindo.
Por volta das sete horas os que estão acordados, já possuem mais de quatro meses e autorização das mães, começam a receber uma fruta raspadinha, assim que comem são trocados e alguns vão brincar no tapete, outros sentam em balancinhos e outros querem tirar um soninho é nesse horário que é possível realizar alguma atividade diferenciada com os alunos, que não estão dormindo é claro, depois por volta das nove horas e quarenta minutos chega a sopinha que também e diferenciada de acordo com a idade de cada bebê, depois que todos comem são mudados novamente e a maioria faz um descanso, mas depende do ritmo de cada um.
Durante essa semana pensei muito sobre a responsabilidade dos professores desta fase, pois o bebê esta formando seu conhecimento. Como argumenta Ruiz (2003):
...