Plano De Aula
Monografias: Plano De Aula. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MLOlima • 22/11/2014 • 578 Palavras (3 Páginas) • 366 Visualizações
"A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto
Justificativa
O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações.
Entendemos o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997:
O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida.
Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.
Com esse entendimento é que sugerimos o Projeto Releituras – a visão infantil das telas de Romero Britto. Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.
Objetivo Geral
Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Brito.
Objetivos Específicos
Conhecer a biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis
...