Por Que Arte Educação
Casos: Por Que Arte Educação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fabi_antunes • 14/6/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 743 Visualizações
resumo do livro Por que Arte-Educação?
De: João Francisco Duarte Jr.
Ao iniciar o livro o autor escreve uma frase de Rubens Alves:
“O sentindo da vida é um sentimento”.
Como cita o texto acima uma obra de arte tem que significar algo n0os tocar a alma os sentimentos dando um sentindo que expomos nossos pensamentos, nossas formas, de ver o mundo...
I. Iniciando.
As aulas de arte sempre estiveram presentes no currículo escolar, mas nem sempre teve o verdadeiro significado, as aulas de arte eram consideradas aula de lazer onde se trabalhava apenas desenhos, e muitas vezes as aulas era vista como bagunça; Mas afinal será que as aulas de arte é algo a mais que um simples lazer?
II. Adestramento e aprendizagem.
O autor descreve como animais através de experimentos, se adaptam a novas situações para manter a vida e desta forma, nos conduz a pensar sobre situações diárias que nos leva as adaptações para desenvolvermos algumas habilidades que futuramente serão necessárias para auxiliar as tarefas de como sobreviver e garantir a vida. O modelo de aprendizagem do homem vai além dos comandos e se estabelece na dimensão simbólica através da palavra, com sua consciência reflexiva e sua capacidade simbólica, transforma, modifica e até constrói o mundo. A dois fatoresessenciais no conhecimento da aprendizagem humana: as vivências (o que é sentindo) e as simbolizações (o que é pensado). Através das palavras procuramos dar um significado ao que vivemos e sentimos. A arte é assim nela exprimimos e imprimimos questões, reflexões, dando um sentindo a existência.
III. A educação no contexto cultural.
O simbolismo de palavras para designar pensamentos surgiu com a necessidade de comunicação da sociedade e aprendida através da socialização e educação de cada cultura, nelas estão inseridas como falar, vestir, comer, escrever, valores, religião entre outros. Adquirimos uma personalidade cultural e dentro desta cultura que o individuo vê sente e interpreta o mundo.
Nas tribos indígenas, por exemplo, os saberes são passados dos mais velhos para os jovens, a um saber comum a todos, nas culturas primitivas a educação se dá com a experiência.
Já no nosso mundo dito “civilizado”, temos varias culturas no mesmo ambiente as chamadas subculturas, ou podemos dividir essa sociedade em classes sociais, na civilização separam-se as emoções e as experiências da razão e do pensamento.
No decorrer do processo civilizatório operam-se profundas e radicais transfodominassem determinados ramos do conhecimento profissionais.
Surgiu então a figura da escola um local onde os jovens vão aprender conhecimentos práticos do ofício, pois sua finalidade é preparar mão de obra para a sociedade cultural, ler e escrever e o conseqüente domínio teórico sobre o mundo eram privilégio das classes dominante.
A escola transmite conceitos desvinculados da vida concreta dos educandos, impondo a visão de mundo das classes dominantes.
IV. Linguagem e arte
O homem se agrupou em sociedade para viver e sobreviver, de forma elegem o que desejam mudando suas realidades passadas, linguagem refletida nas artes,ela é um fenômeno presente em todas as culturas .A linguagem fragmenta o nosso sentir e lhe atribui significados, mas não consegue expressa-lo .
Os conceitos lingüísticos,no entanto ,são incapazes de exprimir de descrever os sentimentos, somente a arte consegue fazê-lo, quando vimos uma obra de arte encontramos a expressão do artista, interpretado por cada um a sua maneira.
A arte da formas de concretizar, o mundo dinâmico do “sentir” humano.
O mundo da arte é o mundo das criações e criamos exatas, humanas e biológicas então tudo é mundo da arte de se criar, compartilhamos tornando sociáveis.
V. O artista e o espectador.
O ato de criação é um ato de rebeldia, que nega o existente para propor o novo, criam-se fórmulas para definir o que nos rodeiam na tentativa crítica de se formular nossas idéias, em todas as áreas, médica, civil, física, tudo isso é o ato criador do homem que só foi possível pelo desenvolvimento natural das teorias.
Temos a tendência em só julgar algo bonito o que achamos belo e bonito, mas isso é relativo , o que acho bonito para outros pode ser horrível por que é um simbolismo assim como tudo que nos rodeia.
O sentido da obra de arte é dado fundamentalmente pelo espectador.
VI. Fundamentos da Arte-Educação.
Em uma civilização racionalista, há mudanças, o tempo todo, tudo
...