Portifolio De Biologia
Trabalho Escolar: Portifolio De Biologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vitin • 15/3/2015 • 726 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
Inversão térmica
A inversão térmica é um fenômeno atmosférico muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, sobretudo naqueles localizados em áreas cercadas por serras ou montanhas. Esse processo ocorre quando o ar frio (mais denso) é impedido de circular por uma camada de ar quente (menos denso), provocando uma alteração na temperatura.
(FONTE: BRASIL ESCOLA)
Segundo o texto publicado no “Brasil Escola” a inversão termica é um fenomeno natura e que é inevitavel, esse fenomeno em si não é prejudicial ao planeta e seres humanos, mas quando há muita poluição no ar em um dia por exemplo parciamente frio e com pouco sol, a poluição fica acumulada em uma superfície não muito alta sendo prejudicial.
.Por que o ar poluido fica preso na superficie terrestre?
Quando há um dia “insolarado”, o calor dos raios solares batem na superficie terrestre, e refletem no ar que esta proximo a terra, fazendo com que esse ar fique quente (lembrando que o ar quete tem menos massa que que o ar frio “que esta longe da superficie terrestre”, e consequentemente o ar quente é mais leve que o ar frio), quando o ar proximo a superficie terrestre fica quente ele se eleva, levando a poluição do ar, que é emitida por nos seres humanos. quando isso acontece a poluição é jogada no espaço e o ar frio que antes era quente retorna a superficie terreste limpo, fazendo um ciclo que limpa o ar.
Não acontece a mesma coisa se o clima desse dia “insolarado” fosse “parcialmente frio e com poucos raios solares chegando a terra”, nesta situação não haveria o “ciclo que limpa o ar” dito no paragrafo anterior, e consequentemente a poluição que esta proxima a terra ficará lá até que o clima mude.
Conclusão: a inversão termica é um processo natura e que não pode ser mudado por nós, lembrando que não é a inversão termica em si que faz com que haja um acumulo muito grande de poluição na terra, somos nos que emitimos mais poluição que o planeta suporta liberar para o espaço, a única coisa que podemos fazer para que essa situação melhore é emitirmos MENOS poluição no ar.
Eutrofização
Em ecologia, chama-se eutrofização ou eutroficação ao fenômeno causado pelo excesso denutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) numa massa de água, provocando um aumento excessivo de algas. Estas, por sua vez, fomentam o desenvolvimento dos consumidores primários e eventualmente de outros elementos da teia alimentar nesseecossistema. Este aumento da biomassa pode levar a uma diminuição do oxigênio dissolvido, provocando a morte e consequente decomposição de muitos organismos, diminuindo a qualidade da água e eventualmente a alteração profunda do ecossistema.1 O excesso de nitratos lixiviados também promove a ocupação por plantas superiores onde estas geralmente não ocorriam e dessa forma também sufocando ambientes anteriormente equilibrados.
O termo vem do grego "eu", que significa bom, verdadeiro e "trophein", nutrir. Assim, eutróficosignifica "bem nutrido" e opõe-se a oligotrófico, a situação contrária em que existem poucosnutrientes na água, como acontece, em
...