Primeiros Socorros
Pesquisas Acadêmicas: Primeiros Socorros. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: tsbenetazzo • 1/7/2013 • 580 Palavras (3 Páginas) • 2.075 Visualizações
Primeiros socorros
Um dos primeiros esforços organizados para ensinar os primeiros socorros surgiu em 1099. Cavaleiros religiosos eram treinados em atendimento médico sob a Ordem de São João. No campo de batalha, eles colocavam em prática o que aprendiam para tratar dos colegas abatidos, no que ficou conhecido como "primeiros socorros".
A ressuscitação por boca-a-boca, uma das formas mais antigas de RCP, estabeleceu-se pela primeira vez em 1740 pela Academia de Ciências de Paris. As informações de como ressuscitar pessoas tornaram-se mais completas durante as próximas duas décadas, com o estabelecimento da Sociedade para Recuperação de Vítimas de Afogamento.
Os primeiros socorros foram formulados em um processo diferente, durante a metade do século XIX, na Primeira Convenção Internacional de Genebra. A Cruz Vermelha foi estabelecida e ensinou a soldados e civis como oferecer ajuda em batalha.
As equipes de ambulâncias civis começaram a utilizar os primeiros socorros pela primeira vez no final do século XIX na Grã-Bretanha. Essa tradição continuou e avançou para o método moderno, empregado por técnicos de medicina de emergência no mundo todo.
A Associação Americana do Coração desenvolveu a RCP em 1960, baseada no trabalho de James Elam e Peter Safar. Foi instituído um programa para treinar médicos no mundo todo que iriam, por sua vez, treinar as pessoas comuns.
A expressão primeiros socorros é usada para caracterizar uma série de procedimentos adotados com o fim de preservar vidas sob risco iminente e em condições de urgência e/ou emergência. Esses procedimentos são realizados geralmente por pessoas comuns, com conhecimentos teóricos e práticos acerca das técnicas utilizadas.
Identifica-se a necessidade de aplicação dos primeiros socorros em diversas situações, sendo as mais comuns em acidentes automobilísticos, atropelamento, acidentes domésticos, tumultos, incêndios, catástrofes da natureza, acidentes de trabalho e na indústria, guerras e conflitos, ou mesmo causas fisiológicas em pessoas que sofrem de algum mal, como, por exemplo, um ataque cardíaco (apoplexia).
Os primeiros socorros, como a própria expressão nos remete, são procedimentos utilizados primariamente apenas para se preservar a condição de vida de um indivíduo até a chegada de um médico profissional, ou uma equipe médica, para que sejam adotadas as medidas que a situação requer, conforme avaliação profissional e especializada.
Segundo a obra de NOVAES & NOVAES (1994), os procedimentos adotados nos primeiros socorros surgiram com o suíço Jean Henry Dunant, no ano de 1859, projeto apoiado pelo imperador francês Napoleão III, e tinha o intuito de instruir pessoas das comunidades locais, principalmente aquelas que viviam em estado de guerra.
Como resultado desse trabalho, em 1863, Dunant, juntamente com Gustave Moynier, o general Guillaume-Henri Dufour e os médicos Louis Appia e Théodore Maunoir, formaram o chamado comitê dos cinco, que criou o que fora inicialmente chamado "Comité Internacional de secours aux blessés" (Comitê internacional de socorro aos feridos) oqual, no ano seguinte (1864), fora reconhecido pela Convenção de Genebra, e que posteriormente
...