PROTOCOLO DO PRONTO-SOCORRO
Exames: PROTOCOLO DO PRONTO-SOCORRO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: paolaquio • 12/5/2013 • 8.994 Palavras (36 Páginas) • 2.210 Visualizações
Enfermeiras: Andréia Gonçalves
Erika Doretto Blaques
Estela França
INTRODUÇÃO
Pesquisas e protocolos de atendimento a vítimas de trauma e de doenças coronarianas foram elaboradas com base no que há de melhor em ciência e em evidências, contribuindo para a redução da mortalidade por causas graves. O atendimento sistematizado foi criado com o objetivo de desenvolver um serviço de qualidade no atendimento as emergências e em tempo hábil o aperfeiçoamento dos enfermeiros de unidades emergenciais, tendo como seu maior foco (Mast) manobras Avançadas de Suporte de Trauma. O ministério da saúde (1985) define pontos de atendimento, como a unidade destinada a prestar, assistência á doentes com ou sem risco de vida, cujos agravos á saúde necessitem de atendimento imediato. Prontos Socorros atendem durante 24 horas do dia e dispõe apenas de leitos de observação. Emergência é a unidade destinada á assistência de doentes que necessitem de atendimento imediato, também inclui a prevenção. A equipe que se encontra na unidade deve ter competência, conhecimento, habilidade, e coordenação de trabalho e sua conduta deve ser coerente, visando ás necessidades do paciente, reduzindo a morbimortalidade. Para que se inicie as etapas de tratamento com pacientes deve-se estar estabilizada em padrão hemodinâmico, por sua vez visando uma sistematização precisa, onde a equipe deve trabalhar em conjunto e organização. A equipe deve ser composta de médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, devidamente treinados e capacitados para prestar suporte básico e avançado de vida, o trabalho dessa equipe deve ser sistematizado, preciso e decisivo, incluindo a calma e o bom senso. A compreensão básica da administração dos serviços de enfermagem, seus conceitos e sua aplicação diária, para todos os níveis da equipe, torna-se necessária para uma atuação com eficiência e eficácia. A organização e execução de processo de Enfermagem, com visão holística é composta por etapas inter-relacionadas, segundo a Lei 7498, de 25/06/86 (Lei do Exercício Profissional), é a essência da pratica de enfermagem, instrumento e metodologia da profissão que ajudam ao enfermeiro a tomar decisões, prever e avaliar conseqüências.
Normas:
1. O diagnóstico de Enfermagem é a ação privativa do enfermeiro;
2. Os DE (diagnóstico de enfermagem) devem ser inúmerados;
3. O enfermeiro deve assinar o instrumento utilizado para anotação dos diagnósticos de Enfermagem e colocar número do Conselho Regional de Enfermagem sob o qual está inscrito.
Rotina:
O enfermeiro necessita desenvolver habilidades e competências cognitivas, técnicas, afetivas e sociais para ser capaz de desenvolver o raciocínio clínico:
Etapas:
1. Coleta de dados para histórico de Enfermagem;
2. Agrupar dados significativos;
3. Analisar pertinência dos dados com os focos:
*é causa;
*é efeito ou manifestação;
*é fator de risco;
*separar o que é feito, manifestação;
*separar o que é causa;
*separar o que é risco;
*comparar cada foco alterado á literatura: palavra chave do foco;
*ler a definição do diagnóstico encontrado: há correspondência;
*ler características- fatores relacionados ou fatores de risco: hipótese confirmada;
*características maiores: 1 ou mais;
*características menores: 3 ou mais;
*elaborar diagnóstico;
*pensar nas possíveis intervenções.
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
O objetivo é demonstrar que o serviço de enfermagem esta centrado no paciente e nas intervenções para atender suas necessidades, respeitando-o como indivíduo, protegendo seus direitos e dignidade, pois a pratica de enfermagem aplicada de modo sistemático pode ser efetivo na ajuda ao paciente e na melhoria da assistência de enfermagem a este mesmo paciente.
Objetivo Específico:
Atingir através da sistematização, um contexto cotidiano da Enfermagem, relacionado á ação de assistência, a recursos humanos, materiais, e suportes a decisões. Englobando assim, um protocolo, onde técnicas e procedimentos fazem parte de uma estratégia de atendimento, produzindo um desempenho perfeito e condições de sucesso.
Avaliação de Enfermagem
Enfermeiras: Andréia Gonçalves
Erika Doretto Blaques
Estela França
O uso de protocolos facilitará a tomada de decisões e visam oferecer informações sobre avaliação dos pacientes, procedimentos diagnósticos auxiliares bem como, agilizar as intervenções médicas e de enfermagem que se fizerem necessárias. Assim, criou-se o ABCDE da enfermagem, ou seja
A - QPD : Queixa principal e duração
B - Antecedente mórbido e medicamentoso
C - Sinais vitais e exame físico sumário
D - Exames de apoioário
E - Conduta : Classificação de risco
As avaliações deverão ser feitas de forma sistemática e sumária contendo:
-Situação/Queixa/ Duração ( QPD )
- Breve Histórico (relatadas pelo próprio paciente, familiares ou testemunhas)
-Antecedentes mórbidos e faminliares relacionados a queixa
-Uso de Medicações
-Verificação
...