Pteridófitas
Artigo: Pteridófitas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeh_Cruz • 13/5/2014 • Artigo • 252 Palavras (2 Páginas) • 312 Visualizações
1. A presença de vasos condutores permite que a água e os nutrientes sejam transportados de maneira eficiente por longas distâncias. Esta característica permitiu que elas atingissem tamanhos muito maiores do que as briófitas. As pteridófitas são as primeiras plantas a apresentar tecidos especializados na condução de água e nutrientes. Ou seja, diferentemente das briófitas, as pteridófitas são plantas vasculares. Existem vasos especializados em conduzir a água e os sais minerais, chamados de xilema (ou lenho), e outros que conduzem a seiva elaborada, o floema (ou líber).
2. Briófitas são plantas avasculares; Gametófito é o vegetal verde, complexo e duradouro; Esporófito transitório e dependente do Gametófito.
Pteridófitas são plantas vasculares (traquófitas); o Esporófito é o vegetal verde, complexo e duradouro; o Gametófito é transitório; verde e independente.
Observação: Entenda como parte Verde aquela que realiza a fotossíntese e que por isso possui cloroplastos (organelas de pigmentação verde).
3. As raízes evoluíram de porções subterrâneas do corpo primitivo da planta. As folhas originaram-se através de mais de um caminho.
Microfilos: Podem ter surgidos como uma protuberância lateral superficial no caule ou de uma esterilização de esporângios de ancestrais, outra teoria diz que se iniciaram como pequenos apêndices semelhantes a escamas ou espinhos, chamados de enação, ou seja, desprovido de tecidos vasculares. Os microfilos estão associados com protostelos e são característicos das Lycophytas. Já os Megafilos: que representam as folhas com venação complexa e traços foliares associados com lacunas foliares evoluíram de sistemas de ramos e estão associados com sifonostelos e eustelos.
Grupos com microfilos: Psilotophyta, Lycophyta, Sphenophyta, Pterophyta.
Grupos com megafilos:
...