Quedas
Resenha: Quedas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: JOSELMA • 5/9/2013 • Resenha • 236 Palavras (1 Páginas) • 473 Visualizações
Quedas
A queda é um dos problemas mais comuns entre os idosos. Muitas vezes, provocam fraturas com consequências graves para a qualidade de vida e a saúde, como imobilidade, dependência, além do alto índice de mortalidade pós-cirúrgico.
O SUS (Sistema Único de Saúde) registra a cada ano mais de R$ 51 milhões com o tratamento de fraturas decorrentes de queda e R$ 24,77 milhões com medicamentos para tratamento da osteoporose, doença que atinge principalmente mulheres na pós–menopausa, caracterizada pela fragilidade dos ossos.
De acordo com a médica geriatra Fabíola Alves de Santana Borges, da Santa Casa de São Paulo, após os 80 anos de idade, a incidência da osteoporose é a mesma tanto para homens como para mulheres, portanto o cuidado também deve aumentar nessa idade.
Os casos mais graves de fraturas podem levar à morte, principalmente do fêmur. Para reduzir a mortalidade de idosos após quedas, o Ministério da Saúde criou o Comitê Assessor de Políticas de Prevenção e Promoção dos Cuidados da Osteoporose e de Quedas na População Idosa. O Comitê, formado por representantes As estatísticas comprovam a gravidade do problema. Segundo a médica geriatra, mais de 30% dos idosos que fraturaram o fêmur morrem em um ano. Além disso, o indivíduo que passou por uma cirurgia decorrente de queda pode ter complicações como tromboembolismo pulmonar (bloqueio da artéria pulmonar), broncopneumonia, risco cardíaco e infecções de maneira geral.
de várias instituições médicas, realiza oficinas sobre o assunto.
...