RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Por: Vívian Eller Garcia • 13/6/2019 • Relatório de pesquisa • 16.776 Palavras (68 Páginas) • 1.444 Visualizações
CETAM
CENTRO DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO AMAZONAS ESCOLA DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL
ENFERMEIRA SANITARISTA FRANCISCA SAAVEDRA
RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO PARA CONCLUSÃO DO CURSO TÉCNICO EM ANÁLISES CLÍNICAS
Weslley Garcia da Silva
Orientadora – Luciana de Freitas Pereira
Manaus 2019
Instituição de Saúde onde foi realizado o estágio:[pic 3][pic 4]
FCECON Fundação Centro de Controle Oncológico do Estado do Amazonas
Endereço da Instituição onde foi realizado o estágio: Rua: Francisco Orellana nº 215 Planalto Cidade de Manaus
Supervisor da Instituição Concedente: CARLOS VICTOR DA CUNHA URTIGA
Área(s) de atuação da Instituição/Empresa Concedente: LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS
Turno(s): Vespertino
Período de realização: 16 de Maio de 2019 à 12 de Junho de 2019
Relatório apresentado à Coordenação de Estágio, como requisito parcial para aprovação no componente curricular de Estágio Supervisionado do Curso Técnico em Análises Clínicas.
Considerações do(a) Preceptor(a) / Supervisor (a) do Estágio:
[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]
___________________________ Assinatura
INTRODUÇÃO
Este relatório apresenta as atividades desenvolvidas no decorrer do estágio de análises clinicas, realizado pelo aluno Weslley Garcia da Silva, realizado na Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas – FCECON, Localizado na Rua Francisco Orellana, 215, Dom Pedro – Manaus/AM, CEP 69040-010, onde o mesmo foi supervisionado pela preceptora Luciana de Freitas Pereira. A etapa de estágio iniciou-se no dia 16 de Maio de 2019 e seu término foi no dia 12 de Junho de 2019, totalizando assim uma carga de 240 horas.
O Estágio Supervisionado para o curso Técnico em Análises Clinicas é uma atividade acadêmica de caráter obrigatório, está inserido na carga horária total do plano curricular e a sua execução. É uma estratégia de profissionalização que complementa o processo de ensino/aprendizagem. Consiste na fase de preparação do aluno para seu ingresso no mercado de trabalho, desenvolvendo ações que integram a formação acadêmica do aluno com a atividade prático-profissional.
Nos estágios foram, desenvolvidas práticas que contribuíram para a capacitação e aprendizagem, o que só engradece esta experiência contribui para a formação de profissionais totalmente aptos.
Para o acadêmico, todo o conhecimento prático obtido pelos estágios fornece uma base prática para o trabalho que escolherá. Este conhecimento é estritamente necessário, já que este é um dos profissionais que tem uma função primordial perante a população, seus acertos podem salvar vidas, seus erros tiram uma vida.
- CONTEXTO SOCIOECONÔMICO DA INSTITUIÇÃO/EMPRESA
CONCEDENTE:
A fundação está localizada no bairro do Planalto, região centro-oeste de Manaus, um dos bairros mais nobres da cidade caracterizados por áreas urbanizadas e bem ordenadas sob a forma de conjuntos residenciais. O local fica em rua de fácil acesso, asfaltada e com saneamento básico e água encanada. Nas proximidades de escolas, comércios, departamento de polícia e pontos de ônibus. A presenta estacionamento próprio, sua estrutura física é ampla e dispõe desde o atendimento ambulatorial, urgência e emergência, enfermarias adultas e pediátricas até o centro cirúrgico e unidade de terapia intensiva (U T I).
ENTIDADE MANTEDORA
A entidade mantedora da FCECON é a Secretaria de Estado da Saúde, localizada na Avenida André Araújo nº 701 no bairro Aleixo, com recursos provenientes do Ministério da saúde.
HISTÓRICO
Fundada em 1974, como Centro de Oncologia (CECON), a unidade hospitalar foi transformada, em 1989, em Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCECON), e hoje está prestes a completar 40 anos, reunindo diversas especialidades médicas e os principais tratamentos oncológicos, fator que consolidou a instituição como referência no diagnóstico e tratamento do câncer em toda a Amazônia Ocidental. Além do renomado corpo clínico, a Fundação também se destaca pelas ações desenvolvidas nas áreas de Prevenção e Ensino e Pesquisa, as quais foram ampliadas significativamente, nos últimos anos, com o aumento do número de campanhas de combate à doença e pesquisas envolvendo acadêmicos e doutores, fortalecendo a área científica no Estado. Na assistência, a instituição tem capacitado periodicamente sua equipe, que inclui médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, de radiologia e de radioterapia, a partir de cursos, palestras e atividades desenvolvidas nas dependências da FCecon, além de apostar em ações voltadas à humanização.
MISSÃO
Com a missão de formular e executar a política Estadual de Combate ao Câncer, a FCECON tem por objetivos promover a prevenção, o diagnóstico e o tratamento do câncer através da prestação de assistência médico-social especializada de efetiva capacidade resolutiva a pacientes, bem como o ensino e a pesquisa no campo da oncologia.
DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES DESENVOLVIDAS EM CADA COMPONENTE CURRICULAR DE ESTÁGIO
Dei inicio ao meu estagio no dia 16 de Maio de 2019 no laboratório de análise clinica no Centro de Oncologia (CECON), onde, o primeiro orientação foi fazer a coleta.
Durante essa primeira semana de estagio no laboratório de analise clinica foi feita a recepção de paciente, esta etapa é de orientação e cuidado do paciente. Neste momento de pré-coleta o paciente deve receber todas as informações necessárias para a realização do exame e não se deve esperar que as orientações sejam dadas pelo médico, mas sim pelo laboratório. O paciente deve receber do laboratório informações sobre o tempo de jejum, a realização de exercícios físicos, o consumo de bebida alcoólica, dentre outras. O PALC (Programa de Acreditação de Laboratórios Clínicos) indica que essas orientações devam ser fornecidas por escrito, quando o cliente for responsável pela coleta, facultando o fornecimento na forma verbal para as instruções simples. O DICQ, 2011 estabelece que “as instruções para coleta de material ou amostra pelo próprio paciente/cliente, devem ser disponibilizadas de forma escrita e/ou verbal, em linguagem acessível”.
...