RELATÓRIO DE MICROBIOLGIA
Por: Paulo Cesar Barbosa Silva • 13/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.675 Palavras (7 Páginas) • 650 Visualizações
[pic 1]
GPA DA SAÚDE
BIOMEDICINA – MATUTINO
JAQUELINE DE JESUS BATISTA
JULIANNY DA LUZ BISMARQUE
PAOLA JAKELINE BARBOSA DURÃES DA SILVA
REBECA DOLORES NUNES DA SILVA
REGIANE KRIS PAES LEITE
RELATÓRIO FINAL DAS AULAS PRÁTICAS - MICROBIOLOGIA
VÁRZEA GRANDE, MT – 2015.
[pic 2]
GPA DA SAÚDE
BIOMEDICINA – MATUTINO
JAQUELINE DE JESUS BATISTA
JULIANNY DA LUZ BISMARQUE
PAOLA JAKELINE BARBOSA DURÃES DA SILVA
REBECA DOLORES NUNES DA SILVA
REGIANE KRIS PAES LEITE
Relatório apresentado ao curso de BIOMEDICINA da UNIVAG – Centro Universitário, na área de Microbiologia, sob a orientação do docente: SELMA BATISTA BAIA BATISTA.
VÁRZEA GRANDE, MT – 2015.
PROTOCOLO III – Ubiquidade dos Micro-Organismos no Ambiente: Cultivo e Observação.
I - INTRODUÇÃO
Os microrganismos habitam os mais diversos locais, essa propriedade é chamada de Ubiquidade; fazem parte do microbiota do corpo humano, assim como também dos animais e das plantas, habitar diferentes ecossistemas. São patógenos também causadores de doenças e deterioração de equipamentos e alimentos, quando não devidamente armazenados ou limpos.
Os microrganismos são encontrados no solo, na água, na superfície interna e externa dos seres vivos. Também encontrados na atmosfera, sem qualquer atividade, pois para que possam se manter em atividade necessitam estar em contato com substrato de onde retiram nutrientes de que necessitam. Quanto mais rico em nutrientes, movimentado e populoso for o meio, este apresentará maior concentração de microrganismos, uma vez que estão presentes em todos os lugares e podem espalhar-se facilmente pelo ar podendo contaminar os alimentos e bebidas. Felizmente na sua maioria, são inócuos ou benéficos, não causando prejuízo para a vida do homem.
Sendo assim, é necessário sempre tomar cuidado nas práticas laboratorias, pois os microrganismos estão ao nosso redor o tempo todo.
OBJETIVOS
- Demonstrar a presença de micro-organismos em diferentes áreas do ambiente em que vivemos, tais como solo, ar, superfície da bancada de trabalho, suas mãos, sua boca, corpo e sob suas unhas (microbiota endógena);
- Reconhecer materiais, equipamentos e normas do Laboratório de Microbiologia;
- Cultivar e averiguar a presença dos micro-organismos.
PROCEDIMENTO
Os procedimentos foram simples, sendo necessário apenas:
- Rotular a tampa das placas com Agar nutriente (cultivo de bactérias); e Meio TSA (ágar de soja tripticase) que é um meio de cultura não seletivo onde crescem diversas bactérias.
- Identificar as placas com o nome do grupo, data e identificação do experimento referente a 1ª prática.
Foram rotuladas as tampas das placas de Petri com Ágar nutriente com o nome do grupo DIVAS, turma e com o local de cultivo, sendo 6 placas que foram coletadas as bactérias dos seguintes locais: ar condicionado,ar do corredor, bancada de trabalho, fio de cabelo, mãos lavadas, mãos sujas.
- CULTIVO DE MICRO-ORGANISMOS DO AR (AR-CONDICIONADO)
As células microbianas são muito pequenas e tão leves que são constantementes carregadas, por isso podem estar aglomeradas no ar-condicionado. Para a detectação desses microrganismos presentes no ar-condicionado, foi realizado o cultivo de bactérias para reconhecimento.
- A placa de ágar nutriente ficou aberta por cerca de 20 minutos próximo ao ar-condicionado;
- Após 20 minutos a placa foi fechada e incubada a 37ºC, e reservada com a tampa voltada para baixo por cerca de 48 horas;
- Na próxima aula foi realizada a demarcação dos diferentes tipos de colônias que cresceram, porém nem todas eram bactérias.
- CULTIVO DE MICRO-ORGANISMOS DO AR (CORREDOR)
Ás células microbianas são tão pequenas e tão leves que são constantemente carregadas pelas correntes de ar. Ás vezes, podem levantar-se do solo juntamente com as partículas de poeira e estarem presentes onde estamos expostos. Para a detectação desses microrganismos presentes no ar, foi realizado o cultivo de bactérias presentes no corredor do laboratório, para reconhecimento.
- A placa de ágar nutriente ficou aberta por cerca de 20 minutos no corredor do laboratório;
- Após 20 minutos a placa foi fechada e incubada a 37ºC, e reservada com a tampa voltada para baixo por cerca de 48 horas;
- Na próxima aula foi realizada a demarcação dos diferentes tipos de colônias que cresceram na placa.
- CULTIVO DE MICRO-ORGANISMOS DE SUPERFÍCIES
Assim como no ar, os microrganismos também estão presentes na bancada de experimentos; por isso é importante manter a área de trabalho sempre limpa com desinfetante, antes do início e também no final das atividades. Para a detectação desses microrganismos foi realizado o cultivo de bactérias presentes na bancada de trabalho.
- O swab foi retirado do envelope, umedecido em solução salina contida no tubo de ensaio e passado na superfície da bancada;
- Após umedecido, juntamente com o inoculo foi passado sobre a superfície do ágar;
- A placa foi incubada e virada para baixo dentro da estufa à 37ºC, e feita a observação das colônias com 24 horas e após 48 horas.
- CULTIVO DE MICRO-ORGANISMOS DO FIO DE CABELO
Assim como no ambiente em que vivemos existem vários tipos de bactérias, fungos e vírus; no nosso corpo também tem grandes números de colônias de microrganismos, e uma das regiões mais afetadas por bactérias e fungos é o cabelo, que muitas vezes lavamos contantemente por conta da higienização e remoção desses microrganismos; porém não é muito recomendável lavar diariamente, pois pode remover o sebo, que são os óleos naturais do cabelo; e as glândulas de vão compensar isso produzindo mais. Recomenda-se então, que seja lavado apenas 2 ou 3 vezes por semana.
...