Reino Plantae
Exames: Reino Plantae. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fadasininho • 12/9/2013 • 897 Palavras (4 Páginas) • 970 Visualizações
Reino Plantae
Origem e classificação das plantas
O reino Plantae é composto pelas plantas, seres pluricelulares e eucariontes. Nesses aspectos eles são semelhantes aos animais e a muitos tipos de fungos, porém algo as difere desses e as classificam em reino à parte: as plantas são autotróficas, ou seja, produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese. Além disso, a outras características importantes desses seres é possuírem amido como reserva energética, terem paredes celular de celulose, serem clorofilados e terem ciclo reprodutivo haplodiplonte.
As Plantas são organismos eucariontes fotossintetizantes multicelulares, com diferenciação de tecidos.
O ramo da biologia que estuda as plantas é a Botânica.
Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a parede celular composta principalmente por celulose e a presença de clorofilas A e B em seus cloroplastos.
Na passagem evolutiva das algas verdes para as plantas, surgiram algumas características que se mantiveram por seleção natural, pois se revelaram muito adaptativas à vida no ambiente terrestre, possibilitando a expansão das plantas neste ambiente. Duas dessas características são:
• Camada de célula estéreis envolvendo e protegendo os gametângios (estrutura formadoras de gametas); tal camada não ocorre nos gametângios das algas.
Retenção de zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimento embrionário dentro do gametângio feminino, conferindo grande proteção ao embrião.
O cladograma a seguir mostra resumidamente alguns passos da evolução das plantas, que serão discutidos à medida que comentarmos os diferentes grupos:
Representado por simplificação, não são grupos monofiléticos.
CLADOGRAMA SIMPLIFICADO DAS PLANTAS
Por razões didáticas, usamos:
• Traço fino para representar o grupo monofiléticos, que pode ser considerado filo (ou divisão);
• Traços grossos para representar os grupos não-monofiléticos, que não podem ser considerado filos.
Nesse caso cladograma empregamos termos de uso tradicional em Botânica.
Nas classificações mais recentes, os termos briófitas, pteridófita e gimnospermas não se refere a categorias taxonômicas como filo, classe ou qualquer outra, mas permanecem validos como termo coletivos, e essa será a postura que adotaremos. As angiospermas, no entanto, podem ser consideradas um filo.
Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:
• Criptogamas (cripto =escondido; gamae =gametas): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Ex: musgo e samambaias;
• Fanerógamas (fânero = visível): plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visíveis. Todas desenvolvem sementes e por isso são também denominadas espermatófitas (sperma = semente). Ex: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.
• Os criptógama dividem-se em dois grupos:
• Briófitas: Criptogamas que não possuem vasos especializados para o transporte de seiva; são plantas de pequeno porte. Ex: musgo e hepáticas.
• Pteridófitas: Criptogamas que possuem vasos condutores de seiva. Ex; samambaia e avenca.
Por possuírem vasos, as pteridófitas e todas as fanerógamas são chamadas plantas vasculares ou traqueófitas e são plantas de maior parte que as avasculares.
O corpo das plantas vasculares é constituído basicamente por raiz, caule e folha, enquanto nas briófitas fala-se em rizóides, caulóides filóides, estruturas externamente semelhante a raiz, caule e folha, mas sem vasos condutores de seiva.
A fanerógama também são divididos em dois grupos:
• Gimnospermas: possuem sementes, mas não formam frutos. Suas sementes são
...