Reino Plantae
Trabalho Universitário: Reino Plantae. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: PriscilaSilvats • 6/11/2012 • 444 Palavras (2 Páginas) • 2.485 Visualizações
1.0 Introdução
O Reino Vegetal, conhecido cientificamente como Plantae, é formado por aproximadamente 300.000 espécies conhecidas, sendo que, entre elas, encontram-se muitos tipos de ervas, árvores, arbustos, plantas microscópicas, etc.
Origem e Classificação das plantas
As plantas são organismos eucariontes fotossintetizantes, multicelulares, com diferenciação de tecidos.
Acredita-se que as plantas tenham surgido a partir de um grupo ancestral de algas verdes, pois existem várias características que as aproximam, como a parede celular composta principalmente de celulose e a presença de clorofila a e b em seus cloroplastos.
Na passagem evolutiva das algas verdes para as plantas, surgiram algumas características que se mantiveram por seleção natural, pois se revelaram muito adaptativas á vida no ambiente terrestre, possibilitando a expansão das plantas nesse ambiente. Duas dessas características, de grande importância, são:
• Camada de células estéreis envolvendo e protegendo os gametângios (estruturas formadoras de gametas); tal camada não ocorre nos gametângios das algas.
• Retenção do zigoto e dos estágios iniciais de desenvolvimento embrionário dentro do gametângio feminino, conferindo grande proteção ao embrião.
Tradicionalmente, as plantas têm sido divididas em dois grandes grupos:
• Criptógamas (cripto= encondido; gamae= gametas): plantas que possuem as estruturas produtoras de gametas pouco evidentes. Exemplos: musgos e samambaias;
• Fanerógamas (fânero= visível): plantas que possuem estruturas produtoras de gametas bem visíveis. Todas desenvolvem sementes e por isso são também denominadas espermatófitas (sperma= semente). Exemplos: pinheiros, mangueiras, roseiras e coqueiros.
As criptógamas dividem-se em dois grupos:
• brigófitas: criptógamas que não possuem vasos especializados para o transporte de seiva; são plantas de pequeno porte. Exemplos: musgos e hepáticas;
• pteridófitas: criptógamas que possuem vasos condutores de seiva. Exemplos: samambaias e avencas.
Por possuírem vasos, as pteridófitas e todas as fenerógamas são chamadas plantas vasculares ou traqueófitas e são plantas de maior porte que as vasculares.
O corpo das plantas vasculares é constituído basicamente por raiz, caule e folhas, enquanto nas briófitas fala-se em rizoide, cauloide e filoide, estruturas extremamente semelhantes respectivamente a raiz, caule e folha, mas sem vasos condutores de seiva.
As fanerógamas também são divididas em dois grupos:
• gimnospermas: possuem sementes, mas não formam frutos. Suas sementes são chamadas “nuas”, pois não estão abrigadas no interior de frutos (daí a denominação: gimno=nu; sperma=semente). Exemplo: pinheiro-do-paraná;
• angiospermas: possuem sementes abrigadas no interior de frutos( daí a denominação: angio=urna; sperma=semente). Os frutos são
...