Relatorio Sobre Mucosa Bucal
Exames: Relatorio Sobre Mucosa Bucal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: amandabelfort • 23/7/2014 • 853 Palavras (4 Páginas) • 3.174 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ
CAMPUS DE PARNAÍBA
CURSO: ENGENHARIA DE PESCA
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSOR DA DISCIPLINA: ROSANA AQUINO DE SOUZA
Relatório de Aula Prática II
A CÉLULA ANIMAL (CÉULA DA MUCOSA BUCAL)
Amanda Freitas Belfort
Julho – 2014
1. Introdução
A célula é a menor unidade estrutural de um ser vivo, capaz de existir de maneira independente e se reproduzir.
Foi descoberta em 1665 pelo inglês Robert Hooke. O cientista utilizou o termocélula para designar as pequenas cavidades de um pedaço de cortiça – tecido vegetal morto – observadas por ele com um microscópio. Os microscópios de maior resolução permitiram novos avanços no estudo das células: entre 1838 e 1839, o botânico Matthias J. Schleiden e o fisiologista Theodor Schwann concluem que tanto os animais quanto os vegetais são constituídos por células.
Alguns organismos, como as bactérias e amebas, são unicelulares, isto é, consistem apenas de uma única célula. Mas a maioria dos organismos, incluindo humanos, são feitos de bilhões de células, ou seja, são pluricelulares.
Célula Animal
Seja qual for o tipo de ser vivo que apresenta células como a dos animais, essas células têm uma série de características que as distinguem das plantas. Por exemplo, são desprovidas de parede celular e de cloroplastos, mas apresentam centríolos, estruturas ausentes nas plantas mais complexas.
Partes de uma célula animal:
Em praticamente todas as células podemos distinguir três partes: a membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana celular ou plasmática é uma estrutura que delimita a célula e a separa do meio onde se encontra, mas não isola completamente a célula, pois permite o intercâmbio de substâncias do interior ao exterior e vice-versa.
O citoplasma ocupa o espaço situado entre a membrana e o núcleo. Esse espaço está preenchido de um fluido, o hialoplasma (ou citosol), no qual se encontram os orgânulos celulares ou citoplasmáticos e o citoesqueleto (uma série de microfilamentos e microtúbulos que dão forma à célula).
O núcleo é uma estrutura mais ou menos esférica que se encontra no interior da célula, delimitado por uma estrutura membranosa (o envoltório nuclear). Assim como a membrana celular, o envoltório nuclear permite o intercâmbio de determinadas substâncias entre o núcleo e o citoplasma.
Cada uma das partes tem sua função. A célula é uma unidade biológica de funcionamento: realizam as três funções vitais (nutrição, relação e reprodução). Caso uma célula pertença a um ser pluricelular, ela pode ser especializada no desempenho de uma determinada função.
MUCOSA BUCAL
A mucosa bucal é o revestimento úmido da cavidade bucal constituída por tecido epitelial pavimentoso estratificado, também denominado epitélio escamoso e por
tecido conjuntivo propriamente dito. Encontramos variações estruturais correlacionadas com a função de cada região topográfica e por isso, classificamos histologicamente a membrana mucosa bucal em:
•Mucosa Mastigatória
•Mucosa de Revestimento
•Mucosa Especializada
2. Objetivos
1. Observar as partes de uma célula animal
2. Praticar as seguintes técnicas:
- Confecção de lâminas de esfregaço
- Fixação
- Coloração
3. Metodologia
3.1. Materiais
- Microscópio
- Palito de fósforo
- Álcool 75 %
- Corante orcéina acética
- Lâminas e lamínulas
- Becker
- Fracos de vidro (placas de
...