Relatório Análise Microscopia
Por: larissaaa222 • 15/6/2022 • Relatório de pesquisa • 883 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC JOÃO MARIA STEVANATTO
Ensino Técnico em Química Integrado ao Médio
Larissa Santana de Jesus Santos
Laura Ferreira Coelho Freire
Laura Galizoni Brandão
Moara D’Angelo de Freitas Inglez
Natalia Souza de Almeida
MICROBIOLOGIA
Microscopia
Itapira
2022
INTRODUÇÃO
No microscópio eletrônico de transmissão há, em vez de luz, um feixe de elétrons que atravessa o material biológico, produzindo a imagem. A curiosidade humana e o fantástico mundo científico apresentaram, dentre inúmeras outras descobertas, o microscópio, aparelho capaz de aumentar a imagem de pequenos objetos. Por exemplo, se as lâminas forem para fins educacionais, deve-se tentar montar uma lâmina permanente, no entanto, se a lâmina for preparada para testes laboratoriais na área de saúde, como contagem de células, tal técnica deve ser descartada, seguindo as normas de biossegurança necessárias. Utiliza-se então um micrômetro e um macrômetro para focalizar o objeto fracionado na lâmina estudada e o charriot para efetuar a varredura, que é a visualização dos diferentes campos de uma lâmina. Ele foi o primeiro a utilizar o microscópio visando o entendimento da natureza e por isso estudou materiais como água estagnada, embriões de plantas, sangue, esperma e visualizou micro-organismos. Atualmente, os aparelhos utilizados nos laboratórios de biologia de escolas e universidades são, na maioria, microscópios ópticos ou fotônicos, que utilizam luz. Já o microscópio eletrônico de varredura por meio também de elétrons, estuda-se detalhes de superfícies de objetos sólidos. Eles ampliavam as imagens e observavam objetos muito pequenos por meio de duas lentes de vidro montadas nas extremidades de um tubo. A luz, projetada através do objeto em observação, atravessa as lentes da objetiva e chega ao olho do observador. Com a movimentação de um feixe de elétrons, a superfície do material é captada por um sensor e então há uma interpretação computadorizada dessa superfície.
PROCEDIMENTO
- Pegar o microscópio de baixo da bancada com todo o cuidado e colocar na bancada que será utilizada;
- Conferir a voltagem, caso ligue na voltagem errada corre o risco de queimar;
- Para ligar o microscópio é simples, tem um botão de liga/desliga do lado dele e logo em seguida ajustar a intensidade da luz;
- Preparamos a lâmina e colocamos no suporte do microscópio;
- Buscamos e organizamos na lâmina o material que vai ser analisado, as vezes é necessário utilizar uma gota de água destilada, óleo de sérum ou corante;
- Limpamos a lente com papel cuidadosamente e vemos se é necessário ajustar o foco e a altura.
- Desligar no botão o microscópio, não pode desligar da tomada antes de desligar do botão se não pode queimar.
OBJETIVO
Analisar no microscópio uma célula vegetal e outra célula animal. Na análise da célula animal foi utilizado a levedura, um fermento biológico misturado com água destilada.
Para analisar, utilizamos as lentes de 40x de aumento, 100x de aumento, 400x de aumento e a lente de 1000x de aumento.
RESULTADOS
- Folha (desconhecida) com pulgões
No primeiro aumento de imagem de 4x, foi possível observar uma protuberância na folha analisada, onde continham alguns pontinhos escuros (Figura 1), em seguida com a ampliação de 10x, pode-se concluir que a protuberância era na verdade um “talinho” crescendo, enquanto os pontinhos foram reconhecidos como sendo pulgões (Figura 2).
...