Relatório Observar Mitose Em Celulas De Allium Cepa
Pesquisas Acadêmicas: Relatório Observar Mitose Em Celulas De Allium Cepa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kelvylima • 22/1/2015 • 1.151 Palavras (5 Páginas) • 2.707 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Segundo Muller (2006), a mitose é “[...] um processo de divisão celular em que ocorre uma duplicação cromossômica para cada divisão celular. Assim, a quantidade e a qualidade dos cromossomos da célula-mãe são mantidos na células-filhas”
A mitose ocorre em quatro fases – profase, prometafase, metafase, anafase e telofase. (Pierce, 2004)
A profase é onde os cromossomos se condessam, ficando assim visíveis ao microscópio óptico.
Com a destruição da membrana nuclear da célula é marcado o início da prometafase, onde também ocorre a entrada dos microtúbulos do fuso na região nuclear.
A metafase é marcada pelo alinhamento dos cromossomos na placa metafísica.
A anafase é a etapa de separação das cromátides irmãs, onde cada uma se torna um cromossomo independente e migra para um dos polos da célula.
A telofase marca o final do processo mitótico, os cromossomos chegam aos polos para os quais migraram, a membrana nuclear é reconstituída ao redor de cada um dos dois novos conjuntos de cromossomos e os cromossomos novamente relaxam e deixam de ser visíveis ao MO.
Após o fim da mitose, ainda vai ocorrer a separação do citoplasma entre as duas células-filhas (citocinese), formando assim, finalmente, duas células filhas teoricamente idênticas a célula-mãe.
2. OBJETIVOS
Preparar uma lâmina de observação e reconhecimento das fases da mitose na região meristemática das raízes de cebola (Allium cepa)
3. MATERIAIS E MÉTODOS
A prática foi realizada no laboratório de botânica da UFCG-CSTR (Campus Patos), os materiais utilizados na mesma foram os seguintes:
Bulbo de cebola
Copo com água
Estilete de lâmina
Pinça de metal
Lâminas
Tubo de ensaio
Estante para tubos de ensaio
Carmin acético a 1%
Lamparina
Placa de petri
Estilete de ponta de agulha
Lamínula
Papel toalha
Microscópio de luz
Fósforo/Isqueiro
Pegador de tubo de ensaio
O material foi previamente preparado pelo professor seguinte os seguintes métodos:
Retirou-se os catafilos secos e as raízes velhas do bulbo de cebola e fez-se pequenos furos na região onde germina as raízes. O segundo passo foi colocar a cebola em um copo descartável branco com água, porém permitindo que apenas a base da cebola entre em contato com a água . Após três dias com as cebolas assim e com a água sendo trocada diariamente, o material estava pronto para ser trabalhado pelos alunos.
Os alunos tiveram a devida orientação e atenção do professor durante todo o processo. O trabalho foi realizado juntando-se duas duplas, graças a falta de materiais suficientes para todos os alunos, o que não atrapalhou o resultado final nem a qualidade do aprendizado. O trabalho dos alunos seguiu o seguinte método:
Um dos alunos foi escolhido para representar a equipe com a qual estava trabalhando e assim tinha a responsabilidade de iniciar o preparo o material nos tubos de ensaio para poder ser posteriormente trabalho na lâmina, isso consistiu em dois passos:
Primeiro, escolheu-se raízes crescidas com 1 a 2 cm de comprimento e com o auxilio da pinça de metal cortou-se três pontas dessas raízes e colocou-as no fundo do tubo de ensaio com o auxílio do estilete de ponta de agulha. Logos após, adicionou-se quatro gotas de carmin acético a 1% ao tubo de ensaio, de modo que deixou-se as pontas da raízes submersas. Após o processo, o tubo de ensaio foi para a estante. Vale citar que os tubos de ensaio receberam numerações para cara equipe, evitando assim troca de material entre as equipes por algum engano.
Após essa preparação, outro aluno foi chamado para ferver o material, seguindo o processo de: pegar o tubo de ensaio com o pegador de tubos, acender a lamparina e logo após colocar o tubo com o carmin acético e as pontas de cebola para iniciar fervura e retirando assim que a mesma começava, repetindo o processo três vezes e retornando o tubo à estante no final.
Após isso, cada equipe pegou o tubo de ensaio correspondente e todos os quatro puderam trabalhar no material.
O próximo passo após isso foi despejar o conteúdo do tubo de ensaio na placa de petri, usando o auxílio do estilete de ponta de agulha pra remover as pontas de raiz. Após isso se colocou
...