TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Allium Cepa

Monografias: Allium Cepa. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  545 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

A utilização de plantas medicinais é uma prática generalizada na medicina popular. É o resultado do acúmulo secular de conhecimentos empíricos sobre a ação dos vegetais por diversos grupos étnicos (Simões et al., 1998).

As plantas medicinais e suas formas derivadas (extratos, xaropes, etc.) constituíram durante séculos a base da medicina terapêutica. O emprego correto de plantas para estes fins pela população em geral, requer o uso de plantas medicinais selecionadas por sua eficácia e segurança terapêutica, baseadas na tradição popular ou cientificamente validadas como medicinais (Lorenzi e Matos, 2002).

Avaliar o papel antigenotóxico de extratos de plantas, de infusões e dos principais componentes fitoquímicos é de suma importância, visto que substâncias antimutagênicas presentes em algumas plantas já mostraram ajudar na prevenção de câncer e outras doenças (Nishino, 1998; Berhow et al., 2000, Surh & Ferguson,2003, Patel et al., 2007). Assim, estudos de genotoxicidade e antigenotoxicidade podem ajudar a avaliar a segurança e a efetividade de muitas plantas utilizadas na medicina popular.

Melissa officinalis, também conhecida como erva-cidreira, é uma planta usada como aromatizante de alimentos e para fins medicinais. As suas folhas e

inflorescências são empregadas na forma de chá como calmante nos casos de

ansiedade e insônia e também como medicação contra cefaléias, enxaqueca,

problemas digestivos, dores de origem reumática e para normalizar as funções

gastrintestinais (Simões et al., 1998; Lorenzi e Matos, 2002).

Na sua composição química é registrada a presença de óleo essencial e taninos, além de ácidos triterpenóides e flavonóides. Os taninos são derivados dos ácidos rosmarínico e cafeico (Simões et al., 1998; Lorenzi e Matos, 2002).

Avaliar o papel antigenotóxico de extratos de plantas, de infusões e dos principais componentes fitoquímicos é de suma importância, visto que substâncias antimutagênicas presentes em algumas plantas já mostraram ajudar na prevenção de câncer e outras doenças (Nishino, 1998; Berhow et al., 2000, Patel et al., 2007).

Na maioria dos casos a ação antimutagênica atribuída a algumas plantas deve-se na verdade a alguns compostos presentes nelas, principalmente flavonóides (Czeczot & Kusztelak, 1993; Hernandez-Ceruelos et al., 2002; Gomes-Carneiro et al., 2005).

O uso de infusões de plantas para curar diferentes tipos de doenças é muito

comum na medicina popular brasileira, substituindo muitas vezes a medicina

moderna. Contudo, nem todas as espécies são inofensivas à saúde humana,

podendo apresentar substâncias tóxicas e/ou mutagênicas na sua composição

fitoquímica (Bresolin & Vargas, 1993; Sá Ferreira & Vargas, 1999; Fernandes &

Vargas, 2003).

Uma das formas para identificar possíveis efeitos tóxicos é a avaliação de genotoxidade através de bioindicadores. A avaliação de alterações cromossômicas em raízes de Allium cepa apresenta-se como uma alternativa barata e eficiente para o estudo dos efeitos de extratos vegetais.

Neste trabalho ojetivou-se a observação da estrutura das células e das

fases de divisão celular, para a qual foi utilizado o Teste Allium cepa.

MATERIAL E MÉTODOS

Microscópio óptico

Micropipetas

Centrifugas

Bisturi

Lâminas

Lamínulas

Estufas

Freezers

Eppendorfes

Tubos falcon

Etiquetas

Pinças

Cubas para coloração de lâminas

Cebolas

Solução Carnoy

Reativo de Schiff

Cebolas ( Allium cepa)

Chá de Erva-cidreira (Melissa officinalis)

Régua

Máquina fotográfica

PROCEDIMENTO

Para o preparo do chá, 10 folhas frescas de M. officinalis foram colocadas em água fervente, permanecendo em infusão por 10 minutos, os extratos aquosos foram coados e colocados para esfriar em temperatura ambiente.

As cebolas de tamanho médio e uniformes foram escolhidas. Suas raízes secas e camadas externas foram retiradas em um recipiente com água, as cebolas tiveram seu parênquima central da coroa de brotamento retirados, aumentando assim a absorção das soluções, e a uniformidade de brotamento e crescimento das raízes. Foram lavadas em água corrente.

Em seguida, o chá de erva-cidreira foi distribuído igualmente nos tubos, e as cebolas foram dispostas de maneira que seu parênquima central ficasse em contato com o mesmo, no escuro a 25° C.

Os tubos foram observados diariamente, sendo que no terceiro dia as raízes acima de um centímetro foram retiradas e colocadas na solução carnoy, sob refrigeração.

Para a preparação das lâminas, os meristemas foram lavados 3 vezes com água destilada em intervalos de 5 minutos cada, em uma placa de Petri. As radículas foram cuidadosamente secas em papel toalha e colocadas em solução de HCl 1N por 11 minutos, quando retiradas, houve uma lavagem de aproximadamente 2 minutos com água destilada, e as raízes ficaram imersas durante uma hora no reativo de Schiff.

As raízes foram retiradas do reativo da Schiff, posteriormente lavadas em água até a total retirada do corante. As radículas foram dispostas sobre a lâmina, sendo a região meristemática seccionada com o auxílio de um bisturi. Adicionou-se uma gota de carmin acético, em seguida o material foi coberto com a lamínula, procedendo-se o esmagamento do material. O

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com