Mitose - trabalho enviado a disciplina de celulas do curso de medicina
Por: Layanne Miranda • 14/5/2015 • Relatório de pesquisa • 5.463 Palavras (22 Páginas) • 479 Visualizações
Componentes químicos da célula
Os componentes químicos das células se classificam em:
- Inorgânicos: água e sais mineras
- Orgânicos: proteínas, hidratos de carbono ou carboidratos, ácidos nucléicos, lipídeos, etc.)
Do total de componentes da célula, de 75 a 85% são constituídos por água, entre 2 e 3% de sais inorgânicos e o restante de componentes orgânicos- derivados de átomos de carbono ligados covalentemente.
Existem três importantes exemplos de polímeros:
- Ácidos nucléicos: formados pela repetição de quatro nucleotídeos; a sequência linear de quatros nucleotídeos na molécula de DNA é a fonte primária da informação;
- Polissacarídeos: podem ser polímeros de glicose- formam amido, celulose, glicogênio- ou podem compreender a repetição de outros monossacarídeos e formar polissacarídeos mais complexos;
- Proteínas: constituídas por 20 tipos diferentes de aa. combinados em diferentes proporções; a ordem desses monômeros possibilita uma grande diversidade, o que permite além de uma especificidade, a atividade biológica de diferentes moléculas proteicas.
Água e sais minerais
A água, com algumas exceções, é o componente celular mais abundante. Seu conteúdo está relacionado com a idade e com atividades metabólicas. Seve como solvente para íons minerais e outras substâncias, e também com meio de dispersão para a estrutura coloidal dos componentes celulares.
É indispensável para a atividade metabólica, já que os processos fisiológicos só ocorrem em meio aquosos. Além de participar de muitos processos enzimáticos, pode ser formada como resultado de processos metabólicos.
Conteúdo de água na célula: soma de água livre com a água ligada.
Água livre: 95% da água total. Usada principalmente como solvente de solutos e meio de dispersão do sistema coloidal da célula.
Água ligada: 5% da água total. Está unida a proteínas atravas de ligações de hidrogênio ou outras. O resultado da distribuição assimétrica de suas cargas faz com que ela se comporte com um dipolo, aderindo- se eletrostaticamente às proteínas pelos grupos positivo e negativo. Dessa forma cada grupo amina liga- se a 2,6 moléculas de água.
A água também auxilia na eliminação de substâncias da célula e na absorção de calor- devido a seu alto coeficiente calórico-, isso evita mudanças radicais de temperatura.
Ela também se ioniza em ânion hidroxila (OH-) e íon hidrogênio ou próton (H+). Na CNTP só se dissociam 1x10-7 moles por litro de moléculas de água; a esta concentração corresponde o pH neutro 7.
Sais Minerais
Os sais dissociados em ânions e cátions são importantes para manter a pressão osmótica (a retenção de íons produz um aumento da pressão osmótica, portanto, a entrada de água) e o equilíbrio ácido-base da célula.
Alguns íons (Mg+2) são importantes co- fatores enzimáticos. Outros, como o fosfato, formam parte do ATP- principal fonte de energia para os processos vitais da célula. Também integra outras moléculas, como fosfolipídios, fosfoproteínas e os açucares fosforilados.
Existe uma diferença de concentração entre os íons dentro da célula e no líquido que a rodeia. Enquanto os íons K+ e Mg+2 são encontrados em maior quantidade no seu interior, os íons Na+ e Cl- são mais concentrados no líquido exterior. Os ânions predominantes nas células são o fosfato e o bicarbonato. O íon Ca+2 são importantes reguladores.
Alguns minerais são encontrados na forma não ionizada, como é o caso do ferro, presente na hemoglobina, ferritina, nos citocromos e em algumas enzimas.
Carboidratos
- São compostos por carbono, hidrogênio e oxigênio
- Principal fonte de energia para a célula
- Constituintes estruturais importantes da parede celular e de substâncias intercelulares
- Classificam- se de acordo com o número de monômeros:
→ monossacarídeos:
∙ açucares simples
∙ fórmula geral- Cn(H2O)n
∙ classificados de acordo com o número de átomos de carbono: trioses, pentoses (ribose e desoxirribose), hexoses (glicose, galactose, frutose, manose)
→ dissacarídeos
∙ junção de duas hexoses com a perda de uma molécula de água
∙ fórmula: C12H22O11
→ Oligossacarídeos
∙ no organismo estão unidos a lipídeos- glicolipídeos- e proteínas – glicoproteínas (estão ligados a cadeia proteica pelo oxigênio de uma serina ou de uma treonina ou por intermédio do nitrogênio da amida do aminoácido asparagina)
→ Polissacarídeos
∙ resultam da combinação de muitas hexoses com perda correspondente de moléculas de água
∙ Fórmula: (C6H10O5)n
∙ Ao se hidrolisarem dão origem a açucares simples
∙ Os mais importantes são: amido (reserva vegetal), glicogênio (reserva animal), e celulose (parede celular vegetal)
Lipídeos
- moléculas insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos
- longas cadeias hidrocarbonadas alifáticas ou anéis benzênicos, que são estruturas não polares ou hidrófobas
- os mais comuns em células são: triglicerídeos, fosfolipídeos, glicolipídeos e esteróides
- triglicerídeos: triesteres de ácido graxo e glicerol
- os ácidos graxos sempre têm um número par de carbonos, porque são sintetizados a partir de um grupo acetila de dois carbonos
- as cadeias hidrocarbonadas costumam ter ligações duplas (ácidos graxos insaturados) que garantem mais flexibilidade
- os grupos carboxilas do ácido graxo reagem com os grupos hidroxila do glicerol
- servem como reserva de energia, qdo oxidados liberam quase o dobro de energia que os carboidratos
- Existem dois tipos de fosfolipídeos:
1) Glicerofosfolipídeos: dois ácidos graxos ligados a uma molécula de glicerol (o terceiro grupo hidroxila está esterificado com um fosfato)
∙ glicerol + fosfato= ácido fosfatídico
...