Relatório Potabilidade Aguá
Por: aghatac • 24/9/2019 • Relatório de pesquisa • 1.008 Palavras (5 Páginas) • 220 Visualizações
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO
Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”
Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição[pic 1][pic 2]
Relatório de Aula Prática
Análise de potabilidade em água
Aghata de Campos Martineli (nº USP 10755703)
Giovani Henrique Mariano (nº USP 10318434)
Munira Nasrrallah (nº USP 9923062)
Natalia Navarro Teixeira (nº USP 10370764)
- Introdução
A água é de ampla importância para a sobrevivência dos seres vivos., principalmente para os seres humanos, é importante que a água consumida seja potável, de boa qualidade e livre de agentes potencialmente patogênicos, pois esta pode atuar como um potencial veículo transmissor de doenças direto - por meio do consumo, e indireto - por meio da sua utilização em processos envolvendo alimentos. É imprescindível às análises de potabilidade da água no que relaciona à prevenção de doenças de veiculação hídrica, e torna-se necessária principalmente em locais onde há um grande fluxo de pessoas.
A pesquisa de E.coli é uma das análises referentes a potabilidade, sendo muito relevante pois é um parâmetro indicador de potabilidade da água, tornando-se imprescindível para água para consumo e para a manipulação de alimentos. E.coli é um indicador de contaminação fecal pois está naturalmente presente no trato gastrointestinal dos animais e humanos, sua presença está correlacionada positivamente e completamente a presença de patógenos. A pesquisa de coliformes é utilizada para indicar a efetividade do tratamento de água, e sua presença nem sempre está atrelada a E.coli, porém, esta está sempre atrelada a presença de coliformes totais, pelo fato de pertencer ao grupo.
A pesquisa de bactérias heterotróficas deve ser realizada como um dos parâmetros para avaliar a integridade do sistema de distribuição. Alterações bruscas ou acima do usual na contagem de bactérias heterotróficas devem ser investigadas para identificação de irregularidade e providências devem ser adotadas para o restabelecimento da integridade do sistema de distribuição. (Origem: PRT MS/GM 2914/2011, Art. 28, § 3º)
Existem padrões estabelecidos para a potabilidade de água. Esses padrões existem para a garantia de seguridade para o consumo humano e são determinados pela portaria de consolidação nº05 de 28 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde.
2. Objetivos
2.1 Objetivos gerais
Analisar a potabilidade da água coletada em torneira e comparar os resultados de acordo com os padrões estabelecidos pela legislação.
2.1 Objetivos específicos
- Pesquisa de heterotróficos
- Pesquisa de presença/ausência de Coliformes Totais
- Pesquisa de presença/ausência de Escherichia coli
3.Material
- Ponteiras estéreis
- Pipetador automático
- Descarte
- Colilert
- Frasco de coleta
- Placas de petri descartáveis
4. Metodologia
4.1. Coleta
A água foi coletada diretamente da torneira, com o cuidado de não contaminar durante o manuseio e com utensílios ao redor e sem remover a pastilha de tiossulfato de sódio, completando até a marca de 100mL. A pastilha tem a utilidade de reagir com o cloro presente na água, que tem o efeito sanitizante sobre os micro-organismos.
4.2. Pesquisa de presença de Coliformes Totais e E.coli em água
Para a análise, foi-se utilizado o substrato colilert, despejando-o no interior do frasco com água próximo a uma chama acesa pelo bico de Bunsen. A chama tem como objetivo garantir esterilidade a 30cm do bico, garantindo o trabalho sob esterilidade. A amostra foi agitada até a dissolver completamente o substrato na água. Após, a amostra foi colocada em estufa a 35ºC durante 24h.
4.3. Pesquisa de heterotróficos em água
Para a pesquisa de bactérias heterotróficas, foi-se utilizado a alíquota de 1mL de amostra coletada do frasco estéril - próximo à chama. Em seguinte, foram realizadas diluições em tubos de 9mL de água salina até a diluição 10^-3. As diluições foram semeadas em placa de petri, incluindo a amostra sem diluição, em profundidade utilizando PCA, sendo feitas em duplicatas. As placas foram incubadas a 35ºC por 48h.
5. Resultado
Contagem de heterotróficos
Quadro - Contagem de heterotróficos em amostra de água.
Procedência | Resultado para micro-organismos heterotróficos (UFC/mL) |
Torneira | 4.700 |
A amostra de água coleta em torneira da república apresentou UFC de bactérias heterotróficas por mL.
Quadro - Presença/ausência de coliformes totais e E.coli em 100mL de amostra.
Procedência | Resultado para coliformes totais | Resultado para E.coli |
Torneira | presença | ausência |
O resultado de coliformes totais foram lidos visualmente, onde houve mudança da cor da água com substrato de transparente para amarelo. Em caso positivo é realizado a leitura de E.coli sob luz UV, onde existe fluorescência na presença do M.O. indicador. Na amostra em. A amostra de água coleta em torneira da república apresentou resultado positivo para o grupo coliformes totais, e ausência para E.coli.
...