Relatório de Saída de campo
Por: Samanta Santos • 21/3/2017 • Relatório de pesquisa • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 983 Visualizações
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ – UNIVALI
SAMANTA CRISTINA DE SOUZA DOS SANTOS
SILVANO MATIUZZI
RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO À CACHOEIRA SECA NO MUNÍCIPIO DE CAMBORIÚ, ESTADO DE SANTA CATARINA
Itajaí
2015
SAMANTA CRISTINA DE SOUZA DOS SANTOS
SILVANO MATIUZZI RODRIGUES DA CUNHA
RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO À CACHOEIRA SECA NO MUNÍCIPIO DE CAMBORIÚ, ESTADO DE SANTA CATARINA
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção da M3 da disciplina de Anatomia Vegetal do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Vale do Itajaí, Centro de Ciências Tecnológicas da Terra e do Mar.
Professor: Mestre Oscar Benigno Iza
Itajaí
2015
Introdução
No presente trabalho, está relatada a saída de campo à Cachoeira Seca, no dia 30 de outubro de 2015. Localizada na Estrada Geral dos Macacos na localidade de Villa Conceição, na área rural do município, a 13km do centro de Camboriú, no estado de Santa Catarina, encontra-se em uma Reserva Particular de Patromônio Natural - RPPN, uma área preservada, com imensa riqueza de biodiversidade.
Tem seu nome decorrente do fato de que em um determinado ponto suas águas passam por baixo dos rochedos e não são visualizadas, enquanto os pedestres passam pelos rochedos a pés enxutos. São 300 hectares cercados de muita mata atlântica nativa e pedras.
Encontrou-se um antigo Engenho de Serra remanescente, onde a comunidade local está sempre disposta a
contar um pouco de sua história.
Observou-se as trilhas e as vegetações do local. Foram percorridas duas trilhas, onde entre elas havia um riacho, no qual grande parte da turma não atravessou. Os alunos foram guiados pelo professor Oscar de Anatomia Vegetal, responsável pela saída. Ao longo da trila, o professor noticiava sobre a vegetação encontrada, bem como sua anatomia externa, interação com insetos e funções morfológicas. Foram 16 plantas observadas, das quais tirou-se fotos para registro das mesmas e as anotações feitas estão listadas no relatório apresentado abaixo.
Palavras-chave: vegetação, anatomia externa, anotações.
Objetivos
O objetivo do presente trabalho foi observar sobre a anatomia externa e características de algumas espécies e famílias de plantas, aprendidas no decorrer das aulas práticas e teóricas em sala de aula, durante a trilha feita à Cachoeira Seca.
Desenvolvimento
As plantas observadas na trilha estão listadas abaixo:
Considerações finais A Cachoeira Seca é sem dúvida, um lugar privilegiado por sua flora, fauna, rochas, córregos, cascatas, trilhas, preservação, um ecossistema que mesmo pequeno, é incomparável. Vale ainda ressaltar as importantes informações sobre a história e economia do local que foram abordadas pelo Professor Oscar, levando ao melhor entendimento como esta reserva resiste a várias gerações de famílias que de alguma maneira, a explorou. |
...