UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DO RIO DE JANEIRO
Por: Andressa Samora • 21/11/2022 • Trabalho acadêmico • 562 Palavras (3 Páginas) • 155 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ DO RIO DE JANEIRO
CAMPUS – PRESIDENTE VARGAS I
FARMÁCIA
[pic 1]
QUÍMICA MEDICINAL
Andressa Dias Samora
202002619848
Rio de janeiro 14 de setembro de 2022
Pró Fármacos
- Definir Pró Fármaco:
- Clopidogrel é indicado para prevenção secundária de eventos anterotrombóticos;
- Ciclofosfamida é um quimioterápico utilizado em tratamentos de canceres e doenças autoimunes;
- Remdesivir é um pró fármaco que atua na atividade antiviral.
- Desenhar a estrutura química de três pró-fármacos comercialmente disponíveis e seus respectivos metabólitos:
Clopidogrel
Estrutura do fármaco: Estrutura do metabólito:
[pic 2] [pic 3]
Ciclofosfamida (CYP)
Estrutura do fármaco: Estrutura do metabólito:
[pic 4] [pic 5]
Remdesivir
Estrutura do fármaco: Estrutura do metabólito:
[pic 6] [pic 7]
- Explicar o que aconteceu quimicamente a alteração estrutural ocorrida:
- Clopidogrel => Um de seus metabólitos é inibidor da agregação plaquetária, quando reproduz seu metabólito no fígado, produz seu metabólito ativo que inibe a agregação plaquetária, ou seja, o metabólito ativo inibe seletivamente a ligação da adenosina difosfato (ADP) ao seu receptor plaquetário (P2Y12) e subsequente ativação do complexo glicoproteico (GP11b/IIIa) mediado por ADP (inibição da agregação plaquetária). ‘’Clopidogrel deve ser metabolizado pelas enzimas do citocromo P-450 para produzir o metabólito ativo que inibe a agregação plaquetária.’’ (BULA BISSULFATO DE CLOPIDOFREL).
- Ciclofosfamida (CYP) => É bioativo a um derivado eletrofílico citotóxico, é bem absorvida por via oral e ativada ao intermediário 4-hidróxi, ou seja, o pró-fármaco precisa ser ativado pela enzima CYP2B em 4-hidroxiciclofosfamida e aldofosfamida em que esses metabólitos são transportados até o local de ação, onde sofrem clivagem espontânea e produzem mostarda de fosforamida que é responsável por seus efeitos farmacológicos. Ela é metabolizada no organismo inicialmente pelas enzimas oxidases de função mista dos microssomos hepáticos.
- Remdesivir => É um pró fármaco antiviral, seu metabólito ativo é o trifosfato de nucleosídeo, ou seja, é um pró-fármaco que sofre processamento intracelular. ‘’É um análogo de nucleosídeo que, após entrar nas células, sofre uma conversão metabólica por proteínas quinases. Essas proteínas catalisam a fosforilação do GS - 5734 formando um nucleosídeo monofosfatado. O NMP, por sua vez, passa por outro processo de fosforilação culminando na sua conversão para nucleosídeo trifosfatado (NTP ou GS-443902), considerado a forma ativa do medicamento.’’ (Revista Eletrônica Acervo Saúde-2021).
- Citar vantagens do desenvolvimento de pró-fármacos:
Melhorar a absorção, uma vez que impede o efeito de primeira passagem e até mesmo melhorar a ação metabólica, além de promover liberação lenta do fármaco matriz, os pró-fármacos poliméricos podem diminuir a toxicidade do fármaco, aumentando sua seletividade.
Bibliografia:
TEXTO DE BULA DE ISCOVER (clopidogrel) comprimidos 75mg (saudedireta.com.br)
Rotina de administração de ciclofosfamida em doenças autoimunes reumáticas: uma revisão (scielo.br)
6611-Artigo-69270-1-10-20210224.pdf
...