TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações Ecológicas

Artigo: Relações Ecológicas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  1.235 Palavras (5 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 5

Relações Ecológicas

Organismos das diferentes espécies, além de interagirem com o meio abiótico em que vivem, interagem com os outros seres vivos presentes no mesmo ambiente. Há diferentes formas de interação entre os seres formadores das comunidades bióticas de um ecossistema. Estas interações são coletivamente denominadas interações biológicas ou relações ecológicas.

As relações ecológicas se particularizam pelos tipos de relação de dependência que os seres vivos mantêm entre si e são categorizadas de acordo com benefícios e/ou prejuízos que a interação traga aos organismos envolvidos. As relações denominadas harmônicas ou positivas são aquelas nas quais há benefício mútuo, ou benefício para um dos organismos sem prejuízo para o outro. Já as relações desarmônicas ou negativas são aquelas nas quais há prejuízo para algum dos envolvidos, com benefício do outro, em geral.

Os diferentes tipos de interações, harmônicas e desarmônicas, são subdivididos, ainda, emintraespecíficas, quando ocorrem entre organismos da mesma espécie, e interespecíficas, quando os organismos envolvidos são de espécies distintas.

Relações harmônicas intraespecíficas

São relações entre indivíduos de mesma espécie nas quais nenhum indivídou é prejudicado. Como exemplos podemos citar a colônia e a sociedade.

Colônia

A colônia é um tipo de interação harmônica intraespecífica na qual organismos de uma mesma espécie são fisicamente unidos e trabalham por objetivos comuns à coletividade.

Colônia isomorfa

As colônias são denominadas isomorfas quando todos os indivíduos apresentam a mesma forma e não há divisão de trabalho. Um exemplo de colônias isomorfas é encontrado nos corais.

Colônia heteromorfa

Já as colônias constituídas por indivíduos que apresentam diferenciação morfológica relacionada à atividade que desempenham, são denominadas heteromorfas. Um exemplo de colônia heteromorfa é encontrado no celenterado Physalia physalis, popularmente conhecido como caravela-portuguesa.

Exemplos de colônia

Sociedade

A sociedade é um tipo de interação harmônica intraespecífica que constitui-se da associação de indivíduos da mesma espécie não ligados anatomicamente e que executam suas funções de forma cooperativa. Na sociedade, há divisão de trabalho e, em geral, a morfologia dos organismos é relacionada à função que o indivíduo desempenha. Exemplos de sociedade são abelhas em colméias, cupins em cupinzeiros e formigas em formigueiros.

Exemplos de sociedade

Relações harmônicas interespecíficas

São relações entre indivíduos de espécies diferentes, sendo que ninguém sofre prejuízo. Como exemplos de relações harmônicas interespecíficas cita-se o comensalismo, o inquilinismo, omutualismo e a protocooperação.

Comensalismo

O comensalismo é o tipo de interação harmônica interespecífica na qual uma das espécies envolvidas obtém vantagem ao se aproveitar de restos alimentares da outra, sem, entretanto, causar prejuízo. O organismo que se alimenta dos restos é chamado comensal e o outro, que provê tais restos, é chamado anfitrião.

Exemplos de comensalismo

Um exemplo de comensalismo é encontrado na relação entre o homem e Entamoeba coli, um protozoário que habita o intestino grosso humano e se nutre de seu restos digestivos, sem, no entanto, prejudicá-lo. A relação entre a rêmora (ou peixe-piolho) e o tubarão também é de comensalismo: a rêmora se fixa ao tubarão através de uma ventosa dorsal e se alimenta daquilo que foi descartado pelo tubarão.

Exemplos de comensais

Mutualismo

O mutualismo é um tipo de interação harmônica interespecífica, na qual a associação entre os seres proporciona troca de benefícios mútuos em tal nível que a associação é obrigatória para a sobrevivência de ambas. Como exemplo, cita-se um protozoário do gênero Trichonympha que vive no intestino de cupins e degradam a celulose por eles ingerida, enquanto recebem abrigo e alimento. O cupim não conseguiria aproveitar a celulose da madeira que comem não fosse pela presença

Protocooperação

A protocooperação é também um tipo de interação harmônica interespecífica na qual ambas as espécies são beneficiadas, mas nesse caso, trata-se de uma associação facultativa, pois ambas as espécies podem viver independentemente. Como exemplo, cita-se as aves conhecidas como pássaropalito, que removem restos de comida presos entre os dentes e também sanguessugas da boca de crocodilos. As aves obtêm alimentos e livram-se dos predadores, enquanto os répteis vêem-se livres dos “incômodos dentários” e dos parasitas, mas ambos podem sobreviver sem esta associação.

Relações desarmônicas intraespecíficas

São relações entre indivíduos de mesma espécie nas quais ao menos um deles é prejudicado. Como exemplos de relações desarmônicas intraespecíficas podemos citar o canibalismo e acompetição.

Canibalismo

O canibalismo é uma relação desarmônica intraespecífica na qual indivíduos comem outros de sua própria espécie. Como exemplos, cita-se a aranha popularmente conhecida como viúva-negra e o inseto louva-a-deus, espécies cujas fêmeas, logo após o acasalamento, devoram os machos, visando obtenção de nutrientes para o desenvolvimento dos ovos.

Exemplo de espécies canibais

Competição

A competição é a interação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com