Resenha De Imunologia
Pesquisas Acadêmicas: Resenha De Imunologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KKFATURI • 26/11/2014 • 553 Palavras (3 Páginas) • 995 Visualizações
A importância da assistência de enfermagem na prevenção de úlcera por pressão no paciente hospitalizado.
Resenha
A úlcera por pressão (UP) pode ser desenvolvida por complicações em pacientes hospitalizados, porém como dito no artigo o empenho da equipe de enfermagem nem sempre é o mais adequado e o mais intenso quanto o paciente necessita. Algumas terminologias são usadas para descrever a úlcera por pressão, como: úlcera por compressão, úlcera por decúbito, e escara de decúbito, porém o mais acurado é úlcera por pressão.
As complicações que levam ao surgimento das UP’s são descritas como: imobilização, alteração de nível de consciência, idade avançada, nutrição, umidade excessiva, traumatismo e etc.
O artigo nos traz que 3 a 14% dos pacientes hospitalizados desenvolvem UP, porém sabemos que na nossa realidade em UTI esse número pode ser maior, pelos fatores de risco relacionados e conjugados. A prevenção mostra-se necessária para que esses números sejam diminuídos. O objetivo desse artigo é ressaltar a importância do conhecimento da equipe de enfermagem relacionado a formação de UP, identificar na literatura os fatores de risco relacionados a formação de UP e apontar os cuidados prestados pela equipe de enfermagem.
Estudo exploratório com levantamento bibliográfico em bases indexadas no MEDLINE, LILACS, SCIELO, Google acadêmico e Bibliomed publicados em periódicos nacional e espanhol no limite de 1986 a 2006. Utilizados 419 artigos, além de 13 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, excluídas as teses não relacionadas a prevenção a UP em pacientes hospitalizados. Ao findar somente foram usadas 13 referências que atendiam o proposto pelo autor para conseguir embasar a temática.
É descrito nas discussões sobre a importância do conhecimento da equipe de enfermagem na prevenção de UP, mesmo demonstrando na literatura que a UP não é causada somente pelo trabalho da equipe de enfermagem, mas por multifatores que atrapalham ou interrompem o cuidado da equipe. É proposto que a enfermagem tenha o papel de planejar a assistência, orientar e coordenar as medidas a serem tomadas.
Os fatores de risco relacionados à UP são citados como fatores extrínsecos, relacionados ao mecanismo de lesão, alteração tissular, cisalhamento ou fricção e fatores intrínsecos como a condição nutricional, suporte linfático e vascular. Levando em conta que fricção e cisalhamento o maior indicativo de formação de UP nas literaturas onde leva a crer que a maior parte da formação de UP está diretamente relacionada aos cuidados e intervenções de enfermagem. A prevenção está constantemente relacionada e indicada ao cuidado de enfermagem, sendo deixado claro em todo artigo que quando a atuação de toda a equipe é fundamentada e bem realizada, a incidência das UP são diminuídas significativamente.
Conclui-se, portanto, que a necessidade de formação de estratégias de prevenção é necessária para pacientes hospitalizados e que fatores citados no início da resenha é bem descrito como os principais causadores de UP. Há poucas publicações que descrevem e envolvem os assuntos abordados, o que levou a dificuldade da análise geral do artigo. Considera-se ao final do artigo que a implementação de protocolos de avaliação
...