Resenha Dr Fantastico
Pesquisas Acadêmicas: Resenha Dr Fantastico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Fernanders • 30/5/2014 • 438 Palavras (2 Páginas) • 3.047 Visualizações
“Dr. Fantástico” ou também chamado “Como Aprendi a Parar de Me Preocupar e Amar a Bomba” é um filme americano produzido em 1964 por Stanley Kubrick, o mesmo produtor de Laranja Mecânica. Quando se ouve falar em Kubrick, automaticamente o sucesso Laranja Mecânica é colocado em discussão, porém, Dr. Fantástico é considerado uma das melhores comédias de humor negro. Foi baseado no romance "Alerta Vermelho" de Peter George, o filme satirizou toda a tensão vivida no pós-guerra.
O filme retrata uma época de tensão entre as duas grandes superpotências do pós-guerra, os Estados Unidos e a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia). É retratado então um temor por parte dos americanos, que Kubrick mostra claramente como ódio aos comunistas. A questão dos russos estarem querendo colocar flúor na água que os americanos bebem, levou a um general transtornado e anticomunista a redirecionar um esquadrão de aviões americanos para atacar a URSS.
Depois de dada a ordem do general “Ripper” de atacar a URSS, o presidente dos EUA tenta de qualquer forma interromper o ataque. O presidente se reúne com seus conselheiros a busca do código para interromper a ordem de ataque. Depois vendo que não estava conseguindo êxito ele chama o embaixador russo para o local de reunião, para tentar da forma mais diplomática possível contornar a situação.
Sem nenhuma outra possível solução, por a comunicação entre as bases e os aviões terem sido isoladas, é pedido que se destruísse os aviões. Apenas 3 dos 4 aviões são detidos, e a outra aeronave que não conseguiram deter lança a bomba de destruição em massa e destrói o planeta.
O filme mostra uma época de tensão que foi a guerra fria, onde o mundo vivia na iminência de uma guerra nuclear entres as grandes potências. De uma forma cômica o filme retrata essa fase e mostra que esse período foi marcado por incertezas e pelo temor do inicio de uma nova guerra que não chegou a acontecer.
A fortíssima crítica ao modelo militar das duas potências é colocado em destaque por Kubrick. O filme mostra assim, toda a genialidade do produtor, que através do humor consegue expressar as consequências de uma guerra nuclear eu trás consigo uma nova protagonista para o cinema, a bomba.
As relações internacionais estão presentas no cotidiano de todos os países, pois mesmo de forma indireta um país precisa do outro. No filme se ver a importância do dialogo entre os países para se contornar os problemas e buscar uma solução diplomática para eles. É isso o que faz as relações internacionais, ela é quem compreende os problemas e busca soluções.
...