Resenha Livro Ciências Fácil ou Difícil
Por: Miguelluckmann • 8/11/2016 • Resenha • 474 Palavras (2 Páginas) • 6.895 Visualizações
RESENHA CRÍTICA
Resenha crítica sobre o livro “Ciências: Fácil ou Difícil?”, Nélio Bizzo.
No livro “Ciências: Fácil ou Difícil?”, Bizzo apresenta em uma linguagem clara, modos interessantes de abordar o ensino de ciências nas escolas. O livro não nos traz nenhuma fórmula mágica ou instruções em passo-a-passo sobre como dar uma aula de ciências, mas a leitura nos convida a analisar a realidade escolar e traçar novos caminhos para aperfeiçoar o ensino de ciências nas escolas.
Para que o ensino seja efetivo, é necessária a participação e compreensão não apenas dos alunos e professores, mas também dos pais com relação aos métodos de ensino, como funcionam e quais os resultados que produzem. O tipo de ensino que foca apenas no papel do professor, acaba produzindo somente a memorização de conteúdo. Apenas a famosa “decoreba”, sem aprendizagem significativa. No capítulo 2, um aluno decora a frase: “O ar é uma mistura de gases insípida, incolor e inodora”, mas não consegue responder a pergunta: “O ar tem gosto?” mostrando uma falha na compreensão do que supostamente havia aprendido. Não tinha capacidade de relacionar o conceito decorado com seu real significado.
No último capítulo do livro, Bizzo nos premia mostrando algumas propostas bem interessantes para a prática do ensino de ciências.
Acredito que o uso da teoria construtivista seja fundamental para o ensino atual, considerando o conhecimento prévio dos alunos e podendo a partir disso construir juntos, aluno e professor, a aprendizagem do aluno. O professor não pode se posicionar como sabedor de tudo, ele deve incentivar os alunos a buscarem o conhecimento junto com ele.
Quanto à pergunta que o título da obra traz, “Ciências: fácil ou difícil?”, a resposta vai depender do professor e seu método. Considerando o processo de ensino e aprendizagem como uma fórmula pronta, um cronograma a ser seguido ano após ano, um professor provavelmente achará difícil ensinar ciências. Mas vendo o processo como algo bem planejado, flexível e que possibilite a construção e o crescimento do conhecimento, o ensino de ciências pode tornar-se mais fácil.
Existem muitos métodos para serem usados e todos podem ser aproveitados se houver planejamento. Cada método precisa ser escolhido levando em conta a estrutura do ambiente escolar, a realidade destes alunos, suas crenças e culturas, a região em que vivem. Livros didáticos, pesquisas na internet, vídeos, documentários, saídas de estudo, experimentos, projetos, tudo é válido e é importante que os alunos socializem suas experiências, mostrando o caminho percorrido em busca do resultado, suas conclusões, suas dificuldades. Isso ajuda na construção do conhecimento próprio e dos colegas.
A obra permite muitas reflexões a respeito do ensino de ciências, trazendo exemplos e dicas importantes, através de uma leitura leve e bem estruturada. Certamente ensinar ciências não precisa ser difícil e este deveria ser um livro obrigatório para um professor.
Referência completa da obra: BIZZO, Nélio. Ciências: Fácil ou Difícil? 2ª ed. São Paulo: Editora Biruta, 2009.
...