Romero Brito E Sua Arte
Pesquisas Acadêmicas: Romero Brito E Sua Arte. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: viviane_nunes • 21/5/2014 • 250 Palavras (1 Páginas) • 861 Visualizações
Romero Brito e a psicologia da forma
Ao longo do século XIX a psicologia foi se consolidando, dentre os destaque está Carl Gustav Jung(1875 à 1961) que constatou que a criação de símbolos era crucial para o entendimento da natureza humana, em seus estudos o círculo é símbolo da psique(Platão descreveu a psique como esfera); quadrado e retângulo símbolo terrestre, do corpo e da realidade.
Fonte- O homem e seus símbolos- Carl Gustav Jung – ano 1996- Editora Nova Fronteira
“A forma do mundo em que o homem nasceu já esta dentro dele como imagem virtual” Carl G. Jung
Fonte-http://www.frases.mensagens.nom.br
Por volta de 1870, alguns estudiosos alemães pesquisaram especialmente obras de arte desta pesquisa surgiu a Psicologia da Gestalt ou Psicologia da Forma.Destacaram Kurt Koffka, Wolfgang Kohler e Max Wetheimer, desenvolveram as Leis de Gestalt.
Leis de Gestalt
Observando- se o comportamento involuntário do cérebro após o processo de percepção:
SEMELHANÇA: Objetos semelhantes tendem a permanecer unidos, seja nas cores, texturas e nas impressões de massa deste elemento. Este fator caracteriza a harmonia ou desarmonia visual.
PROXIMIDADE: Partes próximas uma da outra em um determinado local tem maior destaque.
BOA CONTINUIDADE: Alinhamento harmônico da forma
PREGNÂNCIA: Simplicidade natural da percepção, para melhor compreensão da imagem, considerada uma lei importante
CLAUSURA: limites bem marcados, compondo uma boa forma.
EXPERIÊNCIA FECHADA: Conhecer as formas utilizadas para compreender melhor sua associação no momento com uma vivência anterior.
Observando as obras de Romero Brito, conseguimos ver estas leis bem aplicadas principalmente a pregnância considerada a principal lei, pois as figuras nos quadros são de facílima compreensão.
Fonte - http://www.infoescola.com/psicologia/gestalt/.
...