Roteiro de Estudos para o Exame de Fisiologia
Por: Nathan Braga • 10/12/2016 • Relatório de pesquisa • 1.901 Palavras (8 Páginas) • 651 Visualizações
Roteiro de Estudos para o Exame de Fisiologia
MÚSCULO
- Mecanismo de Contração e Relaxamento do Músculo Estriado Esquelético
A Ach liberada na fenda sináptica se liga ao receptor nicotínico promovendo a abertura dos canais de sódio, gerando um p.a. Este, é interiorizado pelo Túbulo T, atinge o canal de cálcio localizado na cisterna do reticulo sarcoplasmático, e o cálcio se fixa a troponina C (na actina), permitindo a exposição dos sítios de miosina. Actina e Miosina se fixam, ativando a ATPase. Com a hidrolise do ATP, encurtando o sarcômero o musculo contrai.
No relaxamento, o cálcio retorna ao reticulo pela bomba Ca2+ATPase, uma nova molécula de ATP se liga na cabeça da miosina, e a Ach é degradada pela acetilcolinesterase.
- Mecanismo de Contração e Relaxamento do Músculo Liso
A abertura de canais de cálcio voltagem dependentes e sensíveis ao IP3, permite que o íon se fixe a calmodulina livre no citoplasma, ativando a enzima miosinaquinase que fosforila a miosina. Desta forma, ela se fixa a actina, formando pontes cruzadas e quebrando uma molécula de ATP. (Ponte de Tranca é quando a [] de cálcio cai, e a miosina desfosforilada se fixa a actina).
O relaxamento ocorre quando o reticulo sarcoplasmático rearmazena o cálcio, e a bomba Ca2+ATPase devolve o cálcio para o meio extracelular, liberando a calmodulina.
- Diferenças dos Músculos Estriados, Lisos e Cardíacos
M.E. possuem contração voluntaria, são responsáveis pela sustentação e movimentação do corpo, são presos aos ossos, suas fibras são longas e poli nucleadas (finas e grossas), apresentam sarcômeros, recebe inervação do sistema nervoso central, sua fonte de cálcio é o reticulo sarcoplasmático e seu receptor é a troponina (localizado na actina).
M.L. forma a musculatura dos órgãos e vasos sanguíneos, contração involuntária, inervação do sistema nervoso autônomo, formado por células uninucleadas e fusiformes, sua fonte de cálcio é o reticulo + meio extracelular e seu receptor é a calmodulina.
M.E.C localizado somente no coração, é intermediário, apresenta estrias transversais ramificadas unicelulares, sua fonte de cálcio é o reticulo + meio extracelular e seu receptor é a troponina (localizado na actina).
- Transporte Cálcio nas Células Cardíacas, Muscular Lisa e Muscular Cardíaca
M.L. o cálcio pode entrar via canais voltagem dependentes (via potencial de ação), ligante dependentes (via neurotransmissor ou hormônio) e pelo canal sensível ao IP3 (trifostato de inusitol) presente na membrana do reticulo sarcoplasmático. A formação do IP3 depende da ativação de uma proteína intrínseca, o complexo receptor-ligante ativa a proteína G, uma fosfolipase C que catalisa a hidrolise do fofatidilinositol à IP3 e diacilglicerol.
M.C. dependente de um potencial de ação. Com a despolarização, abrem canais do tipo L, permitindo a saída do cálcio do reticulo, ativando o permutador cálcio-sódio que leva a repolarização, ativando as bombas Ca2+ATPase no sarcolema e no reticulo.
S.N.A
- Organização do Sistema Nervoso Periférico
O sistema nervoso periférico pode ser dividido em: sistema nervoso somático (nervos da medula, movimentos voluntários) e sistema nervoso autônomo (respostas são desencadeadas por estímulos, na medula, tronco e hipotálamo).
- Divisão Anatômica do Sistema Nervoso Autônomo
SNAsimpatico (situação de risco) e SNAparassimpatico (atividade mínima).
- Organização do Sistema Nervoso Autônomo:
- Vias Autonômicas
Via toraco-lombar (simpático) e via crânio-sacral (parassimpático). - Origem dos Neurônios Pré-ganglionares
Eles emergem do SNC, do tronco cerebral e da medula (maioria). - Localização dos Gânglios
Próximos a coluna vertebral e longe dos órgãos (simpático), próximos ou no interior dos órgãos efetores (parassimpático). - Comprimento das Fibras Nervosas e Importância da Diferença entre o Simpático e Parassimpático
No simpático, as fibras pré são curtas e as pós são longas. No parassimpático, as fibras pós são longas e as pré são curtas o que gera uma resposta localizada. Manter a homeostase. - Neurotransmissores e Receptores nos Gânglios e nos Órgãos Efetores
Os principais neurotransmissores são a Ach (parassimpático) que age nos receptores muscarínicos, a Adrenalina e a Noradrenalina (simpático) que agem, respectivamente, em beta 1 e 2 e alfa 1 e 2.
Os neurônios pré são colinérgicos, já os pós simpáticos são adrenérgicos. - Efeito de uma Descarga Simpática nos Diferentes Órgãos
Olho: midríase (a1)
Coração: aumenta freq. e contração (b1)
Vasos: constrição (a1) e dilatação (b2)
Broncos: dilatação (b2)
TGI: relaxa a parede (a2/b2), contrai esfíncter (a1), saliva espessa (a1)
Rim: renina (b1)
Bexiga: detrusor relaxa (b2), esfíncter contrai (a1) - Efeito de uma Descarga Parassimpática nos Diferentes Órgãos
Olho: miose (m3)
Coração: diminui freq. e contração (m2)
Broncos: constrição (m3)
TGI: contrai a parede, relaxa esfíncter, saliva fluida (m3)
Bexiga: detrusor contrai, esfíncter relaxa (m3)
Antagonista m2, aumenta pa e broncodilatação. - Síntese da Acetilcolina, da Noradrenalina e da Adrenalina
Ach: Colina reage com a acetilCoA, pela enzima acetilcolinesterase (CAT) formando a Ach.
Nor: L-tirosina é transformada em Dopa, pela enzima tirosinahidroxilase; Depois, a Dopa vira L-Dopa e pela ação da dopadescarboxilase forma a dopamina. Esta, se transforma em noradrenalina pela ação da dopamina hidroxilase.
Adn: A noradrenalina se transforma em Adrenalina pela ação da feniletanolamina n-metiltransferase.
A Ach é degradada em acetato + colina pela acetilcolinesterase. A Nor e a Adn são degradadas pela MAO ou COMT.
S.N.C
- Organização do Sistema Nervoso Central e Periférico
Formado pela Medula + Encéfalo. Este é formado pelo cerebelo – equilíbrio, postura e coordenação; tronco encefálico – mesencéfalo (sistemas auditivos e visuais), ponte (equilíbrio) e bulbo (controle cardiovascular e respiratório); e cérebro – telencéfalo e diencéfalo (tálamo e hipotálamo).
...