Rubeola
Tese: Rubeola. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 27/10/2014 • Tese • 562 Palavras (3 Páginas) • 503 Visualizações
RUBÉOLA
A rubéola, também conhecida como sarampo alemão, é uma infecção na qual há erupção na pele.Na chamada rubéola congênita, a mulher grávida é infectada com rubéola e passa a doença para o bebê dentro do útero.
CAUSAS:
A rubéola é causada por um vírus disseminado pelo ar ou por contato próximo.
Uma pessoa com rubéola pode transmitir a doença a outras pessoas desde uma semana antes do início da erupção até uma a duas semanas depois do seu desaparecimento.
Como a vacina tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba) é aplicada para a maioria das crianças, a rubéola é muito menos comum atualmente. Praticamente todos os que recebem a vacina são imunes à rubéola. Imunidade significa que o organismo desenvolveu uma defesa contra o vírus da rubéola.
Em alguns adultos, a vacina pode perder a eficácia e não protegê-los completamente. É recomendado às mulheres que podem engravidar e a outros adultos receber uma dose de reforço.Crianças e adultos que nunca foram vacinados contra a rubéola ainda podem ser infectados.
Exames
Um esfregaço nasal ou da garganta pode ser enviado para cultura.
Pode ser feito um exame de sangue para verificar se a pessoa está protegida contra a rubéola. Todas as mulheres com possibilidade de engravidar deveriam fazer esse exame. Se o exame der negativo, elas receberão a vacina.
sintomas
Sintomas de Rubéola
As crianças em geral têm poucos sintomas. Os adultos podem apresentar febre, dor de cabeça, desconforto geral (mal-estar) e coriza antes do aparecimento da erupção. Eles podem não perceber os sintomas.
Outros sintomas incluem:
• Hematomas (raro)
• Inflamação dos olhos (olhos avermelhados)
• Dor muscular ou nas articulações
Buscando ajuda médica
Marque uma consulta com seu médico se:
• Você for uma mulher em idade fértil e não souber se foi ou não vacinada contra a rubéola
• Você ou seu filho tiverem dor de cabeça forte, rigidez no pescoço, dor de ouvido ou problemas de visão durante ou depois de um caso de rubéola.
• Você ou seu filho precisarem tomar a vacina tríplice viral.
LINKS PATROCINADOS
tratamento e cuidados
Tratamento de Rubéola
Não há tratamento para a rubéola.
Os pacientes podem tomar paracetamol para diminuir a febre.
As anomalias que ocorrem com a rubéola congênita podem ser tratadas.
LINKS PATROCINADOS
convivendo (prognóstico)
Expectativas
Geralmente, a rubéola é uma infecção branda.
Depois de uma infecção, as pessoas ficam imunes à doença para o resto da vida.
Complicações possíveis
Poderão ocorrer complicações no feto se a mãe for infectada durante a gravidez. Pode haver aborto espontâneo ou parto de natimorto. A criança pode nascer com problemas.
A rubéola congênita é mais comum quando a gestante não recebeu a vacina tríplice.
prevenção
Prevenção
Existe uma vacina segura e eficaz para prevenir a rubéola. A vacina da rubéola é recomendada para todas as crianças. Normalmente, é aplicada em bebês de 12 a 15 meses, mas algumas vezes é administrada antes e durante epidemias. Uma segunda vacinação (reforço) é aplicada rotineiramente em crianças entre 4 e 6 anos. A tríplice viral é uma vacina combinada que protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Já a vacina tetra viral protege também contra sarampo.
As mulheres em idade fértil geralmente fazem um exame de sangue para saber se são imunes à rubéola. Se não forem imunes, deverão evitar engravidar por 28 dias depois de receber a vacina.
As pessoas que não devem ser vacinadas são:
• Mulheres grávidas
• Pessoas com o sistema imunológico afetado por câncer, medicamentos com corticoides ou radioterapia.
Toma-se muito cuidado para não aplicar a vacina em uma mulher que já esteja grávida. Entretanto, nos raros casos em que mulheres grávidas foram vacinadas, não foram detectados problemas nos bebês.
...