SEPARAÇÃO DE MISTURAS APLICADA Á EXTRAÇÃO DE NEMATOIDES VIVOS DAS RAÍZES
Por: aaaaabruna • 28/8/2017 • Projeto de pesquisa • 829 Palavras (4 Páginas) • 734 Visualizações
SEPARAÇÃO DE MISTURAS APLICADA Á EXTRAÇÃO DE NEMATOIDES VIVOS DAS RAÍZES DE SOJA, PELO MÉTODO DE JENKINS
Bruna Silva Soares1, Lucas Queiroz Silveira1, Ronan Barros Caixeta Junior1, Renata Nepomuceno da Cunha2
- Graduandos do Curso de Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas
- Professora Doutora do Curso de Engenharia Química – UNIPAM
Palavras-chave: Nematoides. Jenkins. Extração. Separação de misturas.
- INTRODUÇÃO
Segundo o levantamento da safra brasileira de grãos, as colheitas de soja alcançaram a produção recorde de 113,013 milhões de toneladas. A área cultivada foi de 33.856 milhões de hectares, levando assim a uma produção 18,4% maior e um crescimento de 1,8% em relação à safra anterior (CONAB, 2017). A cultura da leguminosa vem sendo atacada por várias pragas, que pode ocorrer durante o seu ciclo, incluindo vermes, como os nematoides, que afetam a qualidade e o rendimento.
Os nematoides são vermes que estão associados ao cultivo de soja. As folhas das plantas ficam pequenas e amareladas, e suas raízes apresentam galhas, que por sua vez, são prejudiciais às culturas, muitas das vezes destruindo lavouras inteiras. Dentro desse contexto o estudo da larva pode corroborar no sentido de se obter novas técnicas de controle químico e biológico de combate ao nematoide, ou seja, a extração dos vermes é fundamental para saber sua espécie e gênero, deliberando assim, o devido tratamento. A caracterização e identificação de nematoides são feitas por técnicas morfológicas, utilizando fêmeas, machos e juvenis no segundo estágio - J2 (CARNEIRO e ALMEIDA, 2001). Sendo que, o método de Jenkins o mais utilizado, pois possui significativo êxito no reconhecimento da praga.
O método de extração de Jenkins, é conhecido por sua eficácia na separação de nematoides das amostras de solo ou raízes, é chamado tecnicamente de “método do peneiramento combinado à flutuação em centrifuga com solução de sacarose” (FERRAZ et al, 2012).
O peneiramento trata da separação de uma mistura de materiais sólidos granulados de diversos tamanhos em duas ou mais porções, sendo essas mais uniformes em tamanho que a mistura original. A centrifugação é um processo de separação de misturas utilizado para acelerar a decantação ou sedimentação, onde o corpo mais denso da mistura sólido-líquida deposita-se no fundo do recipiente devido á ação das forças centrípetas e centrífugas.
Em suma, o presente trabalho tem por finalidade analisar os processos de extração de nematoides vivos, com diferentes processos de separação de misturas como o peneiramento e a centrifugação. Tendo em vista, sobretudo o método de Jenkins, que permite inferir em escala laboratorial, confrontando assim, o verificado na escala industrial.
- MATERIAL E MÉTODOS
- A coleta
As amostras foram cedidas pela empresa Laboratório Farroupilha Soluções Biopotentes – LALLEMAND, localizada na cidade de Patos de Minas – Minas Gerais. A empresa possui estufas de mudas de soja, laboratórios biológicos, químicos e nematológicos. O Laboratório Farroupilha trabalha com uma espécie de bactéria chamada bacilo, que age direto em um nematoide presente na raiz da soja, não permitindo que outros vermes a invadam.
Na visita técnica, foram apresentados os tipos de nematoides que o laboratório pesquisa e os processos utilizados, dentre eles o método de Jenkins.
As amostras foram coletadas na estufa, tendo sido retidas mudas de soja com presença de nematoides, também foram coletadas amostras de caulim e sacarose.
Para replicar o processo desenvolvido pela empresa Farroupilha, os exemplares foram levados ao Laboratório de Engenharia Química do UNIPAM.
- Processos de separação de mistura
No Laboratório de Engenharia Química do Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM houve uma reprodução do que foi feito no laboratório do grupo Farroupilha, que resumiu em: separou a raiz da soja de seu caule, em seguida lavou e cortou-as com aproximadamente 0,5 e 1 cm, de modo que fossem trituradas em um liquidificador, juntamente com água até cobrir a hélice, por aproximadamente 20 segundos. Efetuou-se o peneiramento dos mesmos, em uma peneira de 20 mesh. Após a separação por peneiramento deu-se início a centrifugação por cerca de 5 min, sendo adicionado o caulim e água destilada, para separar as raízes dos nematoides, em uma rotação de 1750 RPM. Posteriormente, com os sedimentos presentes no fundo do recipiente, jogou-se o excesso de água fora. Assim, inseriu-se sacarose, junto aos precipitados, passando novamente pelo processo de peneiramento, com uma peneira de 500 mesh. A peneira foi lavada com água destilada e o restante do material presente foi depositado em um frasco de 100 mL.
...