Psicologia Aplicada Ao Direito
Trabalho Universitário: Psicologia Aplicada Ao Direito. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaayres • 1/4/2013 • 469 Palavras (2 Páginas) • 1.970 Visualizações
1- Há décadas atrás, atividades infantis, tais como as brincadeiras de rua com os pares, tiveram um papel importante na formação da subjetividade infantil. Hoje, a televisão também pode ser considerada como um elemento importante de formação dessa subjetividade. Daí pode-se afirmar que as crianças de hoje:
(a) só podem ser compreendidas a partir da especificidade histórico-cultural da época contemporânea;
(b) são incapazes de se contrapor à influência da televisão;
(d) são mais agressivas que as de antigamente por conta da influência da televisão;
(d) são tão independentes e inteligentes quanto as de 40 anos atrás;
(e) se desenvolvem sob influências mais negativas que as de antigamente.
(ENADE 2000)
2. O ser humano está constantemente em movimento e a todo momento surgem situações que exigem dele uma solução. Este contínuo movimentar-se é em geral movido por:
(a)atitudes planejadas;
(b)linguagens conscientes;
(c)atitudes culturais;
(d)emoções, às vezes inconscientes;
(e)movimentos lineares.
(ANALISTA JUDICIÁRIO-PSICÓLOGO-TRF/2003)
3. "Reality shows" podem ser considerados um fenômeno televisivo internacional. Hipoteticamente, um pesquisador interessado em investigar possíveis fatores associados ao fato de as pessoas assistirem a esses programas realizou um estudo no qual verificou que, na audiência de "reality-shows", predominam pessoas com idade entre 15 e 25 anos. Em vista disso, fundamentado nos estudos da Psicologia do Desenvolvimento, apresente uma hipótese que forneça uma possível interpretação do resultado obtido nesse estudo.(ENADE 2002)
Os motivos para esse resultados podem ser devido aos participantes convivem em uma casa, em um grupo, em torno de um núcleo que recorda a família, o que reforça a ideia de algo conhecido e seguro; em geral, são agrupadas pessoas desconhecidas, portanto, trata-se de gente comum e anônima igual à audiência; os reality shows abrem as portas do mundo dos sonhos e da imaginação às audiências; reúne gente jovem, o espírito da juventude; a forma de falar, vestir, dançar ou portar-se é familiar a diferentes grupos sociais; utilizam diferentes tecnologias da comunicação para facilitar a interatividade; os programas trazem à tona questões do dia a dia universais, como o amor, o ciúme, a amizade, a inveja, a solidariedade e a competição; e espaço onde os participantes representam a si mesmos, possibilitando aos outros olhá-los como ‘modelos’, embora o que apareça na tela seja uma representação de como atuam, sentem e socializam. O que acaba chamando a atenção dos mais jovens ao programa.
4. Para Bergeret (1998), pode-se considerar uma personalidade normal aquela que consegue um modo melhor de lidar com os próprios conflitos e dos outros, sem alienar as suas potencialidades. Compare este conceito ao conceito de personalidade no ordenamento jurídico.
(ADAPTAÇÃO DE QUESTÃO - PREFEITURA MUNICIPAL
...