Sistema Cardiovascular
Pesquisas Acadêmicas: Sistema Cardiovascular. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nara_rezende • 4/3/2014 • 725 Palavras (3 Páginas) • 894 Visualizações
Sistemas Cardiovasculares
O sopro cardíaco inocente é um achado Auscultatório frequente na criança. O diagnostico é essencialmente clínico, não sendo necessária investigação posterior. No Entanto, excluir uma cardiopatia é por vezes. Uma tarefa difícil. Este artigo de revisão aborda alguns aspectos da anamnese e exame objetivo úteis nesta Diferenciação. É mencionado ainda o papel dos exames complementares neste contexto
1.1 Sopros No Coração
Sopro no coração é uma alteração do movimento do sangue dentro no coração provocado por problemas em uma ou mais válvulas cardíacas ou por lesões nas paredes das câmaras. Em algumas vezes, não existe sequelas. Entretanto , quando o sopro é forte, consequente de lesões nas paredes das câmaras, precisará ser cuidado, pois volume notável de sangue sem oxigênio irá se misturar com o sangue que já foi oxigenado.
Algumas pessoas já nascem com válvulas incomuns, outras irão apresentar tipo de variações por causa dos males como febre reumática, a deficiência cardíaca e o infarto, que modificam as válvulas.
1.2 Sintomas de Sopro no Coração
Criança com sopro fisiológico não apresenta sintomas. Embora existam cardiopatias mais graves que não se manifestam por sopros no período neonatal, a presença de cianose (mãos, língua e lábios arroxeados) é sinal de que o sangue periférico circula com baixa oxigenação e requer atendimento médico imediato.
Certas doenças do coração, como a estenose da valva aórtica e a cardiopatia hipertrófica podem provocar desmaios conhecidos como síncopes, em decorrência da diminuição súbita do fluxo sanguíneo nos vasos da cabeça.
1.3 Tratamentos
O primeiro implante percutâneo de válvula aórtica no país foi feito em janeiro de 2008. “Os resultados têm sido muito bons”, registra o Dr. Marco Antônio Perin, chefe da equipe de intervenção cardiovascular e neurológica do Albert Einstein, pioneira no uso da técnica no Brasil. Hoje, ela é adotada em grandes centros médicos aqui e no exterior e é alvo de estudos clínicos importantes.
Como existem varias causas justificáveis, o médico precisa especificar o que está provocando o problema antes de começar o tratamento que vai do simples medicamento até desordens cirúrgicas para correção ou substituição das válvulas, que poderão ser material biológico ou produzido a partir de ligas metálicas.
O que define o problema que está por trás do sopro patológico são os exames de radiografia de tórax, eletrocardiograma e eco cardiograma, que localizam o ruído, analisam o tipo de barulho e avaliam as características do órgão. "Desta forma é possível perceber um buraquinho no coração por menor que ele seja. Por isso é necessária a avaliação cardiológica, mesmo na ausência de sopro", recomenda o cardiologista Edmar Santos.
1.4 Agravamentos
As principais complicações estão relacionadas à cicatrização das válvulas que separam as câmaras do coração – átrios e ventrículos direito e esquerdo –, após a fase aguda da doença reumática. Elas podem apresentar estenose (obstrução) ou insuficiência,
...