SISTEMAS cardiovascular digestivo endócrino
Tese: SISTEMAS cardiovascular digestivo endócrino. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arliene • 18/3/2014 • Tese • 1.277 Palavras (6 Páginas) • 575 Visualizações
Home Contato Links
Recomende este site
SISTEMAS
Cardiovascular
Digestório
Endócrino
Excretor
Imune e Linfático
Nervoso
Reprodutor
Respiratório
Sensorial
Sustentação
Tegumentar
Bibliografia
ESPECIAIS
Curiosidades Fisiológicas
A fisiologia da paixão
Distúrbios cardíacos
Colesterol
Distúrbios alimentares
Dúvidas sobre sexo.
Fisiologia do estresse
Futebol: O SNC e a formação de craques
Métodos anticoncepcionais
Obesidade
O órgão vomeronasal e a atração sexual
Mapas Mentais
BOLETIM
Saiba por e-mail as novidades do site.
Endereço de correio:
Para obter material didático sobre outras áreas da biologia, acesse:
SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO
Esqueleto axial Esqueleto apendicular Juntas e articulações Ligamentos Classificação dos ossos Tecido ósseo Tecido cartilaginoso Sistema Muscular Musculatura Esquelética A química da contração muscular Musculatura Lisa Musculatura Cardíaca Esqueleto: diferenças entre os sexos
SISTEMA DE SUSTENTAÇÃO
SISTEMA ESQUELÉTICO
Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia – Uma abordagem evolutiva e ecológica. Vol. 2. São Paulo, Ed. Moderna, 1997.
Além de dar sustentação ao corpo, o esqueleto protege os órgãos internos e fornece pontos de apoio para a fixação dos músculos. Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 208 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
1-Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.
2-Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).
1-Esqueleto axial
1.1-Caixa craniana
Possui os seguintes ossos importantes: frontal, parietais, temporais, occipital, esfenóide, nasal, lacrimais, malares ("maçãs do rosto" ou zigomático), maxilar superior e mandíbula (maxilar inferior).
Imagem: AVANCINI & FAVARETTO. Biologia – Uma abordagem evolutiva e ecológica. Vol. 2. São Paulo, Ed. Moderna, 1997.
Observações:
Primeiro - no osso esfenóide existe uma depressão denominada de sela turca onde se encontra uma das menores e mais importantes glândulas do corpo humano - a hipófise, no centro geométrico do crânio.
Segundo - Fontanela ou moleira é o nome dado à região alta e mediana, da cabeça da criança, que facilita a passagem da mesma no canal do parto; após o nascimento, será substituída por osso.
1.2-Coluna vertebral
É uma coluna de vértebras que apresentam cada uma um buraco, que se sobrepõem constituindo um canal que aloja a medula nervosa ou espinhal; é dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar, coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).
1.3-Caixa torácica
É formada pela região torácica de coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).
2-
...