Sistema Cardiovascular
Trabalho Universitário: Sistema Cardiovascular. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Monica101 • 17/3/2014 • 2.480 Palavras (10 Páginas) • 892 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
O sistema circulatório, composto pelo sistema vascular sanguíneo e linfático, encontra-se revestido internamente por um epitélio simples pavimentoso originado do mesênquima, o endotélio. O sistema vascular sanguíneo é formado pelos seguintes componentes: coração, artérias, capilares e veias.
Através da distribuição de hormônios e nutrientes para as células e tecido do corpo, e do transporte de produtos do refugo do metabolismo para órgãos excretores, o sistema circulatório, contribui para manter a constância do meio interno e para integrar o funcionamento do organismo como um todo.
2 SISTEMA CARDIOVASCULAR
2.1 Capilares sanguíneos
É constituído por uma camada de células endoteliais, enroladas em forma de tubo, possui uma lâmina basal onde os endotélios se apoiam. A espessura varia de 9 a 12mm.
Tipos:
2.1.1 Capilares Contínuos ou Somáticos: possui como características ausência de fenestrações em suas paredes; são encontrados em todos os tipos de músculo, tecido conjuntivo, glândulas exócrinas e tecido nervoso.
Figura 2.1.1:Capilares Continuos
2.1.2 Capilares Fenestrados ou Viscerais: possui presença de orifícios (fenestrações), obliterados por um diafragma que é mais delgado que a membrana celular; lâmina basal contínua; são encontrados em órgão onde ocorre intensa trocas entre o tecido e o sangue (rins, intestino e glândula endócrina).
Figura 2.1.2: Capilares Fenestrados
2.1.3 Capilares Fenestrados sem Diafragma: Fenestrada sem diafragma; lamina basal contínua; são encontrados no glomérulos renais.
Figura 2.13 : Capilares Fenestrados sem Diafragma
2.1.4 Capilares Sinusóides: Trajeto tortuoso com calibre aumentado (diminui a velocidade da circulação sanguínea) Células endoteliais formam uma camada descontínua; grande quantidade de poros sem diafragma; presença de macrófago na parede; lamina basal descontínua; são encontrados no fígado e nos órgãos hemocitopoéticos (medula óssea e baço). Apresentam essa estrutura que lhes convergem a característica de serem mais fácil e mais intenso o intercâmbio do sangue com o tecido.
2.2 Células endoteliais
Além de papel nas trocas de moléculas e células entre o sangue e os tecidos, as células endoteliais exercem diversas funções: Ativação: conversão de angiotensina I em angiotensina II; Inativação: conversão de bradicinina, serotonina, noradre- nalina, trombina e outras moléculas biologicamente ativas em com- postos inertes; Lipólise: degradação enzimática de lipoproteínas; Produção de fatores vasoativos; Função antitrombogênica.
Figura 2.2: Endotélio
2.3 Camadas dos Vasos Sangüíneos
2.3.1 Túnica Íntima: Uma camada de células endoteliais; Camada subendotenlial (tec. Conjuntivo frouxo) Pode ocasionalmente apresentar células musculares lisas esparsas; Nas artérias, a camada íntima apresenta ainda a membrana limitante elástica interna, que é a camada mais externa da íntima, separando-a da média.
Figura 2.3.1 : Túnica íntima
2.3.2 Túnica Média: Fibras musculares lisas; Fibras elásticas, fibras reticulares e proteoglicanas; Nas artérias, a média possui também uma lâmina limitante elástica externa, que a separa da túnica adventícia.
Figura 2.3.2 :Túnica Média .
2.3.3 Túnica Adventícia: Tecido conjuntivo (fibras de colágeno e elástica).
Figura 2.3.3 : Túnica Adventícia
2.4 Vasos Arteriais
2.4.1 Arteríolas: São os menores tipos de vasos arteriais;
Figura 2.4.1: Arteríolas
2.4.2 Túnica íntima: apresenta a camada subendotelial muito delgada e não existe a membrana limitante elástica interna, exceto nas arteríolas mais grossas;
2.4.3 Túnica média: formada por uma ou duas camadas de células musculares lisas e não existe limitante elástica externa;
2.4.4 Túnica adventícia: pouco desenvolvida.
2.5 Artérias de Médio Calibre (artérias musculares):
Figura 2.5 : Artérias musculares
2.5.1 Túnica íntima: composta por uma camada subendotelial mais espessa do que nas arteríolas e por um a membrana limitante elástica interna bem desenvolvida;
2.5.2 Túnica média: pode conter mais de 40 camadas de fibras musculares lisas. Alem disso, também apresenta quantidade variável de fibras elásticas, fibras reticulares e proteoglicanas. E ainda é composta por uma membrana limitante elástica externa, exceto nas artérias musculares mais finas. As limitantes elásticas e a túnica
...