Sistema Cardiovascular Fisiologia
Artigo: Sistema Cardiovascular Fisiologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Julianail • 6/2/2015 • 1.124 Palavras (5 Páginas) • 1.636 Visualizações
1 – Por que indivíduos que se levantam rapidamente podem apresentar queda de pressão arterial? Que mecanismos podem regular a pressão nesta situação?
2 – O que pode acontecer com a pressão arterial quando há uma grande liberação de renina pelos rins? Explique o mecanismo.
3 – Como é realizada a transmissão dos impulsos entre as fibras cardíacas?
4 – De que forma o simpático e o parassimpático desencadeiam taquicardia e bradicardia
respectivamente?
5 – Por que indivíduos com desidratação podem apresentar um aumento da resistência vascular ?
6 – Por que um indivíduo que apresenta insuficiência cardíaca tem aumento do volume sistólico final e diminuição do débito (volume) sistólico?
7 – Explique porque a curva de potencial de ação das fibras do miocárdio apresenta um platô.
8 – Defina débito (volume) sistólico, volume sistólico final e débito cardíaco.
9 – Explique o significado das ondas eletrocardiográficas.
10 - Por que ao aumentarmos a resistência periférica vascular há aumento da pressão arterial?
11 - Por que o não funcionamento da bomba venosa pode provocar queda da pressão arterial?
12 – Descreva, de forma sucinta, o ciclo cardíaco.
Respostas :
1. Ao se levantar rapidamente, a gravidade passará a atuar mais sobre o indivíduo, “puxando” o sangue pra baixo, tornando mais difícil que ele chegue ao coração. Isso causa um menor retorno venoso, que consequentemente diminui o bébito cardíaco, abaixando a pressão. O Reflexo baroceptor regula essa queda de pressão, aumentando o estímulo simpático sobre o coração.
2. Quando houver uma baixa de pressão arterial, haverá uma menor taxa de filtração glomerular, o que estimula as células justaglomerulares do rim a secretar Renina, que irá converter Angiotensinogênio (produzido no fígado) em Angiotensina I, que vai cair na circulação. Uma vez na circulação, a Angiotensina I será convertida em Amgiotensina II, pel ECA (Enzima Conversora de Angiotensina) presente na parede dos vasos. A Angiotensina II pode atuar no organismo de diversas formas: aumentando a secreção de ADH pela hipófise e de adosterona pela glândula adredal, aumentando a vasoconstrição, aumentando a estimulação simpática sobre o coração e causando a sensação de sede. Tudo isso terá como resultado final o aumento da pressão arterial
3. As células do músculo cardíaco apresentam junções comunicantes, dessa forma qualquer informação passa livremente de uma célula para a outra. Assim, quando uma célula é estimulada, o impulso se propaga para todas as outras por meio das junções comunicantes.
4. Tanto o SNA Simpático quanto o Parassimpático atuam à nível do Nó Sinusal, nas células auto-rítimicas.
O Simpático atua aumentando a permeabilidade dos Canais Funny, permitindo maior entradade de íons Na+ e Ca2+, o que vai deixar a célula mais próxima do seu limiar de excitação, e aumentar a frequêcia de potenciais de ação gerados, assim como o rítimo cardíaco.
O Parassimpático atua de maneira inversa, diminuindo a permeabilidade dos Canais Funny. Além disso, ele também irá aumentar a permeabilidade dos canais de K+, aumentando a saída desse íon da célula. Isso tudo vai contribuir para hiperpolarizar a célula, diminuindo a frequencia dos potenciais de ação e também do rítmo cardíaco.
O Simpático atua também sobre as células do Nó Atrioventricular, aumentando a permeabilidade dos Canais Funny e a velocidade de condução.
5. Como o indivíduo está desitratado, o volume de sangue será menor (devi à menor presença de liquidos). Isso causa um menor retorno venoso e uma menor pré carga, que vai gerar um menor débito sistílico e cardíaco, causando queda de pressão. Para evitar essa queda de pressão, há uma maior resitencia vascular.
6. Porque o coração desse indivíduo está bombeando uma quantidade menor de sangue do que aquela que retorna. Isso causa um aumento no volume sistólico final e diminuição do débito sistólico.
7. O platô nas fibras do miocárdio é causado pela abertura de canais de Ca2+ voltagem dependente juntamente com os canais de K+. Assim, com a entrada de íons de cálcio, a repolarização da célula ocorre de forma mais lenta. Ao mesmo tempo, esse é um mecanismo necessário para que haja a contração da célula, que necessita
...