Sistema Nervoso
Trabalho Escolar: Sistema Nervoso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: calligaris • 18/6/2014 • 798 Palavras (4 Páginas) • 368 Visualizações
TRABALHO BIOLOGIA SISTEMA NERVOSO
Sistema Nervoso
O sistema nervoso nos animais aparece, pela primeira vez nos celenterados, que o apresentam em forma reticular difusa e com arco-reflexo.
Seguindo a escala de evolução, o sistema nervoso aparece de forma ganglionar nos platelmintos, com a função de coordenar o sistema muscular. Nos asquelmintos, é formado de forma medular (cordões nervosos dorsal, lateral e ventral), continuando nos vermes, os anelídeos possuem sistema ganglionar ventral, protegendo os nervos com o próprio corpo.
Os moluscos possuem também sistema nervoso ganglionar ventral (nos gastrópodes e anfineuros). Os cordões nervosos podem ser de um par ou dois pares, com gânglios cerebroide, pedal e visceral.
Os artrópodes também possuem sistema ganglionar ventral, e os equinodermos possuem sistema nervoso medular, com um cordão nervoso para cada radio (braços da estrela do mar).
O sistema nervoso medular dorsal aparece apenas nos vertebrados, sendo que nos mamíferos aparece o tecido nervoso propriamente dito, consiste em dois tipos de célula, os neurônios cujas funções e receber, processar e enviar informações e as células guia, que ficam entre os neurônios sustentando e isolando o tecido.
O neurônio é formado de axônios, dendritos e o corpo celular (núcleo, membrana,organelas e citoplasma). Há três tipos de neurônios: sensitivo, motor e interneuronio.
Em rosa, na figura abaixo é visível a bainha de mielina, proteína formada do centro para a periferia do organismo. A destruição dessa bainha leva ao mal de Parkinson.
[1]http://www.auladeanatomia.com/neurologia/tecidonervoso.htm
Sistema límbico e memória
o sistema límbico é responsável pelas emoções e comportamentos sociais, constituído de neurônios, células que formam uma massa cinzenta denominada de lobo límbico. Através do sistema nervoso autônomo(SNA), comanda certos comportamentos necessários à sobrevivência de todos os mamíferos, interferindo no funcionamento visceral e na regulamentação do metabolismo do organismo.
O Sistema Límbico engloba todas as estruturas cerebrais que estejam relacionadas com comportamentos emocionais, sexuais, aprendizagem, memória, motivação e também com algumas respostas homeostáticas. Sua principal função é integrar informações sensitivo-sensoriais com o estado psíquico interno, atribuindo conteúdo afetivo a esses estímulos, a informação é registada e relacionada com as memórias pré-existentes, o que leva à produção de uma resposta emocional adequada, consciente e/ou vegetativa. Estas formações podem dividir-se em componentes corticais e componentes subcorticais, estando associadas a esta região cerebral um conjunto de estruturas que, contribuem para a execução das funções deste sistema.[2]
[2]http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_l%C3%ADmbico
Figura: Esquema básico morfológico do sistema límbico.
O processamento da memória ocorre por reflexão múltipla de uma frequência gerada através de sinais nervosos tálamo-cortical ( da parte cinzenta) na qual se distinguem vários núcleos.
Dentro do cérebro encontra-se uma pequena estrutura com formato de “S” chamada hipocampo (palavra grega para cavalo-marinho, devido à sua similitude de forma). Esta região desempenha um importante papel no processo de construção da memória: ela instantaneamente avalia os impulsos chegando dos cinco sentidos e determina se a informação será armazenada ou descartada.
No entanto, a memória não fica armazenada no hipocampo, mas sim por todo o cérebro, mais especificamente no córtex cerebral (a camada externa da matéria cinza que é responsável pelo pensamento)
...