Solução Antimicótica
Artigos Científicos: Solução Antimicótica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2011375061 • 28/7/2013 • 1.233 Palavras (5 Páginas) • 7.144 Visualizações
Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Farmacotécnica I
Profª: Vanessa G. K. Almeida
Aluna: Débora Juleyrat
Objetivo:
Preparo do Fármaco Solução antimicótica.
Introdução:
Antimicótico é uma solução indicada problemas de micoses. Sua poderosa ação contra os fungos causadores da micose ocorre pela associação do ácido benzóico que apresenta ação fungistática com o iodo, antisséptico que penetra e oxida a parede celular dos fungos, impedindo que se alimentem da queratina .
Composição: Iodo, Ácido Benzóico, Ácido Salicílico, Iodeto de Potássio, solução Hidroalcóolica.
Estudo Crítico:
Iodo
O iodo (I) é um elemento químico não metálico, pertencente ao grupo dos halogéneos, monovalente, de cor negro cinzento e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante. Igual aos demais halogênios forma um grande número de compostos com outros elementos, porém é o menos reativo do grupo, e apresenta certas características metálicas,com vapores de cor violeta, que se localiza no grupo 17 e período 5 da Tabela Periódica.
Este possui número atómico 53 e massa atómica 126,904 47.
O iodo foi descoberto em 1811 em Paris.O nome iodo deriva do grego iodes que signifi-ca violeta. Este elemento encontra-se na Natureza em muitos compostos, mas em
quantidades mínimas, na forma de iodato desódio no nitrato-do-chile, na água do mar, nas algas marinhas e nas fontes de águas salinas.
O iodo obtém-se a partir do iodato de sódio contido nas águas-mães do nitrato-do-chile.
As suas propriedades químicas são semelhantes às do cloro, mas não reage de for-ma tão violenta. É pouco solúvel em água, mas dissolve-se bem nos solventes orgânicos (por exemplo, álcool em tintura de iodo).
Os compostos mais importantes do iodo são o iodeto de hidrogénio (HI), gás de
cheiro penetrante, cuja solução aquosa constitui o ácido iodídrico; o iodeto de sódio e o iodeto de potássio, que são usados em medicina; o iodeto de prata(AgI), que é utilizado em fotografia como material fotossensível; e o ácido periódico (HIO4.2H2O), cujos sais são designados iodatos e peroiodatos.
Ácido Benzóico
O ácido benzóico é um composto aromático, de fórmula química C7H6O2, pertencente ao grupo dos ácidos carboxílicos, descoberto em meados do século XVI. Trata-se do mais simples dos ácidos carboxílicos (uma carboxila, COOH ligada a um anel benzênico), praticamente insolúvel em água, mas solúvel em solventes orgânicos menos polares, como éteres, álcoois e benzeno. O nome oficial do ácido benzoico é ácido-benzeno-monocarboxílico.
Pela sua propriedade antimicrobiana, o ácido benzoico é muito utilizado pela indústria alimentícia para conservação de alimentos e pela indústria farmacêutica na produção de cosméticos e medicamentos, principalmente de antifúngicos. Há outros processos em que esse ácido é aplicado como a síntese de corantes, produção de resinas alquílicas, produtos plastificantes, componente de cremes dentais.
Ácido Salicílico
O ácido salicílico é um ácido orgânico, de fórmula química C7H6O3, pertencente ao grupo dos hidroxiácidos (possui uma hidroxila e uma carboxila em sua estrutura), no seu estado puro é sólido, apresenta forma de cristais brancos ou de pó cristalino, inodoro, pouco solúvel em água, mas solúvel em solventes polares e éter. O nome salicílico vem do latim salix, que quer dizer árvore do salgueiro, de onde foi isolado pela primeira vez.
Pode ser produzido a partir da biossíntese da fenilalanina, um tipo de aminoácido. Nos vegetais, o ácido salicílico é um hormônio, geralmente encontrado sob a forma de éter metílico e atua como retardador do envelhecimento natural das flores, processo conhecido como senescência. Também estimula a resistência individual de algumas espécies vegetais.
Esse ácido possui uma série de funções terapêuticas e por isso é largamente utilizado pela indústria farmacêutica. Veja algumas de suas aplicações:
• Antitérmico (ou antipirético): atua no combate á febre, regulando a temperatura do corpo. Sua descoberta está intimamente relacionada a essa propriedade.
• Analgésico: capaz de aliviar a dor. Desse grupo fazem parte os salicitos, a aspirina e a salicina, fármacos que têm o ácido salicílico como princípio ativo.
• Esfoliante (ou queratolítico): atua no controle de hiperqueratoses, enfermidades ocasionadas devido ao excesso de queratina na pele, que por sua vez, se torna mais espessa, apresentando descamações como acne, caspa, dermatite seborreica e psoríase. O peeling de ácido salicílico, por exemplo, é uma técnica bastante utilizada para o tratamento de peles com acne, lesada por efeitos do sol e rugas finas. Também possui propriedades hidratantes.
• Antibacteriano e antifúngico:
...