TRAUMATOLOGIA FORENSE
Pesquisas Acadêmicas: TRAUMATOLOGIA FORENSE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ADRIANAAV • 25/2/2015 • 798 Palavras (4 Páginas) • 696 Visualizações
TRAUMATOLOGIA FORENSE
Conforme asseveram William Douglas, Abouch V. Krymchantowki& Flávio Granato Duque, na obra Medicina Legal à luz do Direito Penal e Processual Penal, 2ª edição. Rio de Janeiro: Impetus, 2001: “A Traumatologia Forense estuda os traumas, lesões, instrumentos e ações vulnerantes, visando elucidar a dinâmica dos fatos. Trauma é o resultado da ação vulnerante que possui energia capaz de produzir a lesão, como ensina Roberto Blanco. Lesão nada mais será que o dano tecidual temporário ou permanente, resultante do trauma.”.
“Nas contusões ativas, o instrumento vulnerante vem de encontro à superfície corpórea. Ex.: soco. Nas contusões passivas, a superfície corpórea (a vítima) vai de encontro ao instrumento vulnerante. Ex.: a pessoa cai e bate a cabeça no solo. Assim, a atuação pode ser ativa/direta, passiva/indireta ou mista (a combinação de ambas)”.
A traumatologia forense estuda as lesões e estados patológicos, imediatos ou tardios, produzidos sobre o corpo humano.
1. CONCEITOS BÁSICOS
A) TRAUMATISMO (trauma): Qualquer lesão, aberta ou fechada, produzida no organismo pelaação mecânica de um agente exógeno.
B) LESÃO:
a) Medicina Curativa: É a alteração anatômica ou funcional do órgão.
b) Medicina Pericial: Qualquer modificação de normalidade de origem externa, capaz de provocar danos pessoal em decorrência de culpa, dolo ou acidente.
c) Doutrina Penal: Consequência de um ato violento, capaz de produzir direta ou indiretamente,qualquer dano a integridade ou a saúde de alguém ou responsável pelo agravamento ou continuidade de uma perturbação já existente.
d) Lesão Corporal: São as que atingem a integridade física e psíquica de alguém.Équalquer simples alteração causada à integridade corporal de maneira culposa ou dolosa, na estrutura anatômica ou mesmo histológica de uma pessoa.Um beliscão ou um tapa é o bastante para caracterizar uma ofensa à integridade corporal de outrem.
e) Lesões Pessoais: São as que atingem ao corpo, a saúde e à mente.
f) Classificação das Lesões:
• Quanto a Quantidade: Leves, Graves, Gravíssimas e Seguida de Morte.
• Quanto à Qualidade:
1ª) Ofensa a integridade corporal;
2ª) Incapacidade para as ocupações habituais;
3ª) Incapacidade permanente para o trabalho.
C) VIOLÊNCIA: É toda ação material ou pressão moral exercida contra uma pessoa, visandosubmetê-la a vontade de outrem (Física, Moral, Presumida).
D) CAUSA: É o que leva a resultados imediatos e responsáveis por determinada lesão, suscitandouma relação entre causa e efeito.
E) CONCAUSA: São as causas ou fatores que se associam para o agravamento ou melhora de uma lesão; geralmente são alegadas quando se produz agravamento.
1.1. ABSOLUTAMENTE INDEPENDENTE:
Pré-existentes: “A” atira em “B”, “B” tomou veneno e morre. Tentativa de Homicídio.
Concomitantes: “A” atira em “B”, “B” estáinfartando e morre do infarto.
* Tentativa de Homicídio
Supervenientes: “A” atira em “B”,”B” entra em casa e o teto cai e o mata.
* Tentativa deHomicídio.
1.2. RELATIVAMENTE INDEPENDENTE
Pré-existente:“A” atira em “B”, “B” é hemofílico e morre de hemorragia.
* HomicídioConcomitante:“A” atira em “B”, “B” está infartando e piora (contribui p/ o êxito letal).
* HomicídioSuperveniente: “A” atira em “B”, “B” na ambulância sofre colisão e morre.
* Tentativa deHomicídioDesdobramento físico da ação: “A” atira em “B”, “B” complica da cirurgia. Homicídio.
F) FERIDA: É o retrato do ferimento e este é o ato, a ação de ferir. Ex: Pedro foi atropelado (ferimento) e sofreu as seguintes lesões (feridas).
G) SEDE DAS LESÕES: É a região anatômica da vítima onde foi aplicado o trauma. É deinteresse médico e jurídico.
H) SAÚDE: "É o estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência dedoença".
2.
...