Teca
Resenha: Teca. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nat1989 • 6/11/2013 • Resenha • 334 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
MADEIRA TECA
________________________________________
Conheça a beleza e a resistência da madeira que veio do oriente, e hoje é cultivada em vários países, inclusive no Brasil.
Teca é o nome popular da Tectona grandis, árvore nativa na Ásia cuja madeira é utilizada há séculos na Índia, Indonésia, Tailândia e outros países asiáticos. Atualmente a árvore é cultivada também no Brasil, principalmente no Mato Grosso e o plantio comercial avança para os estados da região Norte. A madeira é nobre e foi muito utilizada pelos antigos povos colonizadores do oriente, para confecção de embarcações, devido a sua alta resistência as intempéries. Porque pode ser exposta a ação do sol e da chuva e apresenta excelente durabilidade nessa situação, a madeira passou a ser utilizada na execução de móveis externos, para varandas e jardins. É uma das espécies tropicais mais cultivadas em reflorestamentos comerciais em diversos países no mundo, atualmente.
A madeira tem um aspecto muito bonito, em tom marrom-dourado, que pode escurecer quando exposto ao ar livre, passando a um marrom um pouco mais escuro, mas igualmente belo. De veios homogêneos, pode ser usada tanto para mobiliário de luxo em interiores, quanto para obras imersas ou expostas à água, devido a sua alta resistência a esse tipo de exposição. Possui uma espécie de látex em seu interior, que é capaz de evitar a corrosão nos pregos e ferragens utilizados em seu interior. Esse recurso ainda permite maior durabilidade de móveis e elaborados em teca.
Além da durabilidade e de sua estabilidade, a madeira também apresenta alta resistência ao ataque de cupins, brocas marinhas e outros insetos. Talvez, por isso mesmo os antigos já a utilizavam em construções de embarcações.
Fácil de trabalhar, praticamente não racha e não trinca, a madeira é moderadamente pesada, com densidade de 0,65gr/cm3, recomendada para mobiliário em geral. Sua resistência fica mais por conta de sua durabilidade e exposição ao sol e chuva, do que propriamente resistência estrutural. Dessa forma, sua utilização concentra-se mais para mobiliário e alguns pisos e decks de médio tráfego.
...